Ciência na boléia

O caminhão da Ciência Móvel visita cidades da região Sudeste levando vários experimentos e conhecimento.

Não se espante caso estacione na sua cidade um Museu de Ciências. A Ciência Móvel é assim: vários experimentos a bordo de um caminhão que além de diversas atividades, carrega muito conhecimento.

A idéia de equipar um caminhão com experimentos científicos não é inédita. Ela nasceu de uma iniciativa que já faz sucesso no Sul do Brasil, o Projeto Museu Itinerante (PROMUSIT), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que visita as cidades da região, levando ciência e diversão a todos.

Agora, é a vez da Ciência Móvel! Desenvolvido pelo Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, e pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro, este projeto também usa um caminhão para carregar experimentos e outras atividades. A diferença é que ele vai parando em diferentes municípios da região Sudeste. “O objetivo é levar a Ciência para todos os lugares, principalmente para os municípios do interior que, em geral, não têm centros ou museus de ciências”, explica José Ribamar Ferreira, coordenador do projeto.

Nas observações no microscópio, muitas descobertas.

O caminhão que faz o itinerário da Ciência Móvel começou a circular no dia 19 de outubro e já visitou municípios como Nova Iguaçu e Arraial do Cabo. As visitas, que em média duram três dias, proporcionam a população atividades dentro e fora do veículo. Em volta são montados os módulos interativos – em que você pode colocar a mão na massa e fazer os experimentos – e em seu interior há exibição de vídeos, palestras e experimentos nas áreas de química, física e biologia.

“As oficinas de música, com tubos sonoros; as observações no microscópio, que proporciona a visão de um novo universo, como o que existe em uma gota d’água; a extração de DNA; além de um planetário inflável estão entre as atividades que mais fazem sucesso com o público”, conta José Ribamar.

Cerca de quinze pessoas, entre estudantes do Ensino Médio, universitários e profissionais já formados, integram a equipe que orienta os experimentos. O caminhão da Ciência Móvel conta também com a presença de pesquisadores convidados para dirigir as oficinas e ministrar as palestras que apresentam temas de interesse de cada município, principalmente, na área da saúde.

E para você que já quer correr para a janela em busca de algum caminhão com cara de Ciência fique de olho no itinerário da Ciência Móvel. Mas nada de tristeza caso sua cidade não esteja na escala. A página eletrônica do Museu da Vida, logo, logo, disponibilizará os procedimentos necessários para receber a Ciência Móvel em sua região. Então, preparado para pegar uma carona com a Ciência?

De olho no itinerário da Ciência Móvel
De 30 de novembro a 2 de dezembro: Rio das Ostras/RJ.
07 e 08 de dezembro: Cidade da Criança, São José do Rio Preto/SP.

Matéria publicada em 01.12.2006