Ciência é coisa de menina, sim!

Você já ouviu dizer que ciência não é coisa de menina? Que as garotas não levam jeito para matemática? Que só os meninos podem ser cientistas? Se ouviu, preste atenção: isso tudo é mentira – e das brabas! Na verdade, as mulheres têm, sim, muito talento para a ciência e vêm lutando há décadas para mostrar isso. Hoje, muitas delas têm funções e cargos importantes em diversas áreas, como o estudo dos mistérios do universo e dos segredos de outros planetas.

Um ótimo exemplo é a engenheira indiana naturalizada norte-americana Nagim Cox, da agência espacial norte-americana, a Nasa, e uma das responsáveis pelo controle da sonda Curiosity em Marte. Ela conta que na sua família só os meninos eram estimulados a seguir carreiras científicas:

Nagim Cox é uma das responsáveis por controlar a sonda <i> Curiosity </i>. (foto: Nasa / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/> CC BY 2.0 </a>)

Nagim Cox é uma das responsáveis por controlar a sonda Curiosity . (foto: Nasa / Flickr / CC BY 2.0 )

“Nunca aceitei isso, lutei para concretizar meu sonho de estudar o universo”, diz Nagim. “O problema é que em muitos lugares do mundo, por motivos culturais ou religiosos, meninos e meninas são tratados de forma diferente e muitas garotas desistem dos seus sonhos por causa disso. Não é justo.”

A engenheira lembra de uma história interessante: sabe quem escolheu o nome Curiosity, para a sonda que está em Marte? Uma menina! Foi Clara Ma, estudante que sugeriu o nome vencedor num concurso da Nasa em 2009 e que passou a integrar a equipe da missão. “Isso mostra que a única coisa que afasta as meninas da ciência é a questão cultural, uma barreira que precisamos derrubar – e seus próprios amigos, os meninos, podem ajudar, incentivando os sonhos e planos de suas colegas”, pede Nagim.

Pelo espaço das meninas

Ao mesmo tempo em que atua como cientista, a engenheira continua a lutar pelo que acredita. Hoje, ela é uma espécie de embaixadora dos direitos das mulheres e viaja pelo mundo para dar palestras sobre o programa espacial e sobre a participação das mulheres na ciência. “Gosto de mostrar a importância de termos homens e mulheres trabalhando juntos em todas as áreas, construindo juntos o nosso futuro”, diz.

Hoje em dia, as mulheres têm papel muito importante em diversas áreas da ciência. (foto: julochka / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/> CC BY-NC 2.0 </a>)

Hoje em dia, as mulheres têm papel muito importante em diversas áreas da ciência. (foto: julochka / Flickr / CC BY-NC 2.0 )

É claro que muita coisa mudou nas últimas décadas. Graças aos esforços de muitas mulheres e homens, elas hoje têm grande participação em várias áreas da ciência. A engenheira comemora, mas lembra que ainda há muito que fazer. “Ainda há lugares em que as meninas não podem sequer ir à escola e mesmo em países que estão mais avançados é preciso ficar atento para estimular ainda mais essa igualdade”, alerta.

Ela também dá um conselho para as meninas: “Quando escolherem o que farão no futuro, pensem em algo que seja apaixonante e mantenha sempre por perto as pessoas que entendem e apoiam seus sonhos, nunca deixe ninguém dizer que você não é capaz.”

Ainda falando sobre mulheres que estudam o universo, outro bom exemplo recente foi dado pela astronauta russa Yelena Serova, que está agora na estação Espacial Internacional. Antes de sua viagem, ela brigou com um jornalista durante uma entrevista: enquanto os outros astronautas, homens, respondiam perguntas sobre a missão, ela foi questionada sobre seu penteado. A resposta? “Você não tem interesse no penteado de meus colegas?”

O recado foi claro: não pense que as mulheres só ligam para a beleza – elas são tão capazes quanto os homens e estão indo cada vez mais longe, por méritos próprios!

Matéria publicada em 21.10.2014

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Concordo!Aliás , minha irmã está estudando para ser cientista!

    Publicado em 18 de agosto de 2018 Responder

  • 5° ano – turma 1 – CAFRG

    Concordamos com o texto: “As mulheres podem ser o que quiserem.” Feliz dia 8 de março para todas as mulheres.

    Publicado em 8 de março de 2021 Responder

  • 5° ano – turma 2 – CAFRG

    As mulheres são tão capazes quanto os homens e merecem receber o mesmo salário que os homens. Não deveria existir desigualdade entre homens e mulheres.

    Publicado em 8 de março de 2021 Responder

Envie um comentário

Marcelo-Garcia

Sou um curioso apaixonado por ciência e adoro quadrinhos e ficção científica. Quase virei cientista, mas preferi me dedicar a mostrar pra todo mundo que a ciência está em tudo ao nosso redor!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat