Churrasco pré-histórico

O prato do dia é carne assada na fogueira. Gostou? Então você poderia ter vivido com o Homo erectus, ancestral humano que, segundo um estudo feito na caverna de Wonderwerk, na África do Sul, era capaz de acender fogueiras para cozinhar animais.

A descoberta aconteceu quando uma equipe de pesquisadores que explorava a caverna encontrou pedaços de ossos e plantas queimadas – provavelmente, restos de uma refeição. Parte do chão da caverna estava sem cor e fragmentos de rochas dessa área foram analisados em laboratório.

A descoberta foi feita na caverna de Wonderwerk e os pesquisadores encontraram pedaços de plantas e ossos queimados (Foto: Michael Chazan)

Depois de estudar a forma e a composição química das rochas, os cientistas descobriram que aqueles eram vestígios de uma fogueira acesa há um milhão de anos. Até então, as pesquisas mostravam que o homem só havia aprendido a controlar o fogo há 700 mil anos.

Segundo Michael Chazan, antropólogo da Universidade de Toronto, no Canadá, que participou do estudo, não é possível saber exatamente o que os nossos ancestrais cozinhavam para matar a fome. “O Homo erectus era um grande caçador e, pela quantidade de ossos de animais encontrados, é possível prever que eles se alimentavam de vários bichos diferentes”, conta o pesquisador.

Chazan também disse que não é fácil descobrir exatamente em que período a humanidade começou a usar o fogo, mas que as pesquisas continuam a todo vapor. “A equipe pretende estudar como os indícios de fogo encontrados se relacionam com as atividades humanas da época”, explica.

Matéria publicada em 01.05.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.