Cheiro de quê?

Capa do livro-jogo Cheiro de quê? (imagem: Reprodução)

Cheiro de fruta, chocolate, perfume, flor, café… O olfato é um sentido tão potente que consegue captar cerca de dez mil cheiros diferentes! Mas você já sentiu cheiro de férias? Isso é possível, já que o olfato tem relação com a memória e com as emoções e, por isso, certos cheiros nos lembram situações e pessoas. Já quando estamos resfriados, a comida fica bem menos gostosa, exatamente porque o nariz – o principal responsável pelo sistema olfativo, junto com cérebro – está entupido. Quer testar seu olfato e descobrir se você é um bom farejador? Prepare-se para a aventura do livro-jogo Cheiro de quê?, desenvolvido pelo Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz.

A obra conta a história da cidade de Narizópolis, subitamente invadida por um forte cheiro que ninguém sabe do que é e nem de onde vem. Mariana e sua cadela Violeta, curiosas como são, juntam uma turma para solucionar esse mistério. Seguindo uma trilha com cinco cheiros diferentes, na companhia dessa dupla para lá de divertida, você fica sabendo mais sobre os perfumes, a biodiversidade brasileira e até sobre as línguas indígenas! Quer desvendar o enigma do cheiro que invadiu Narizópolis? Então, ajude Mariana nessa aventura!

Cheiros em potinhos

“Quisemos fazer um livro-jogo que levasse as crianças a aprender brincando, com um material bonito e atraente, mas que tivesse precisão científica”, explica a coordenadora do projeto, Luísa Massarani. Ao acompanhar a história, é possível sentir os mesmos cheiros que as personagens, pois eles vêm concentrados em potinhos coloridos que acompanham o kit. Massarani conta que extrair e fixar esses aromas foi a parte mais difícil da realização do projeto, feito em parceria com o Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Fazer um material que refletisse os odores que desejávamos, de forma segura e que as crianças pudessem manusear facilmente, foi um desafio”, revela.

Sentiu cheiro de coisa interessante no ar? O livro Cheiro de quê? é distribuído gratuitamente para escolas públicas. Mande um e-mail para [email protected]  e peça já o seu!

Matéria publicada em 25.05.2009

COMENTÁRIOS

  • Claudia

    Bom dia,!
    Sou fonoaudióloga e vou usar com meus pacientes.
    Gostaria de receber o livro Cheiro de que!
    Grata

    Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

  • Jacyara Garcese de França Lemos

    Olá sou professora de educação infantil e pós graduada em contação de história
    Gostaria de receber o livro cheiro de que para trabalhar com meus alunos e nas
    contações.

    Grata

    Publicado em 24 de junho de 2020 Responder

  • RENATA DA SILVA ARAUJO MALHEIROS FÉLIX

    OLÁ, SOU PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E NESTE MOMENTO DE PANDEMIA ESTAMOS NOS REINVENTANDO PARA TRABALHAR COM NOSSAS CRIANÇAS. A DISPONIBILIDADE DE LIVROS LIBERADOS PARA USO DE IMAGENS E DIREITOS É MUITO RESTRITA. BOM SABER DE PARCEIROS COMO VOCÊS. GOSTARIA DE RECEBER O LIVRO.
    AGRADEÇO DESDE JÁ.

    Publicado em 21 de abril de 2021 Responder

  • Rosemi

    Olá!
    Sou professora de educação infantil, organizando biblioteca. Tenho interesse em receber o livro; Cheiro de Que?

    Grata

    Publicado em 26 de maio de 2021 Responder

  • Ana Paula Fernandes

    Olá, sou professora de educação infantil de alunos com idade de 6 meses a 3 anos gostaria de receber o livro cheiro de que? Para assim melhorar o acervo de possibilidades e sensação que posso oferecer as crianças, porque e nessa fase a estimulação dos sentidos e fundamental.

    Publicado em 23 de julho de 2021 Responder

Envie um comentário

Marcella-Huche

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat