Cabeleira de ouro

Sabe o que é Literatura de Cordel? É uma maneira de compor versos. Ganhou este nome porque esse tipo de poesia fica exposta, pendurada em uma espécie de varal de roupas: o cordel! Nesse livro, você pode conhecer a história de Chico Rei em cordel. Reza a lenda que ele foi escravizado e trabalhou em minas de outro no Brasil, mas teve uma ideia que o libertou da escravidão. Que ideia foi essa? Curioso, você! Vou contar…

Em vez de se conformar com sua condição de escravo ou se rebelar e partir para a briga pela liberdade, Chico Rei resolveu esconder parte do ouro que recolhia das minas em sua vasta cabeleira. Convenceu a outros africanos escravizados como ele a fazer o mesmo. Com isso, adivinha o que aconteceu?

Já falei demais, leia a aventura em versos:

Capa_Cordel-do-Chico-Rei_web

Cordel do Chico Rei
Texto de Sandra Lopes
Ilustrações de Luciana Grether Carvalho
Zit Editora

Matéria publicada em 19.11.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!