Brincou na pracinha? Lave as mãos!

Veja como o Sol brilha lá fora. É um dia maravilhoso para brincar na pracinha! Você se diverte no balanço, no escorregador e nas caixas de areia, construindo castelos. E depois de brincar? É preciso lavar bem as mãos! “Por quê?”, você pergunta. Ora, porque, na areia em que você brincou, pode haver parasitas, organismos que vivem às custas de seres de outras espécies.

Eles chegam à sua pracinha por meio das fezes de hospedeiros como cães, gatos e até seres humanos que, ao irem ao banheiro nas redondezas da praça, voltam sem lavar as mãos e contaminam o ambiente. Você não acredita?

Depois de brincar no escorregador, no balanço e nas caixas de areia, é muito importante lavar as mãos! (foto: Alexsander Martins Cruz / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/>CC BY 2.0</a>)

Depois de brincar no escorregador, no balanço e nas caixas de areia, é muito importante lavar as mãos! (foto: Alexsander Martins Cruz / Flickr / CC BY 2.0)

Estudantes do 2º ano (turma 201) do Ensino Médio da escola pública estadual Cecília Meireles, em Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, desenvolveram um trabalho de pesquisa, analisando a areia de oito praças públicas de sua cidade. Das coletas de areia analisadas, três estavam contaminadas por parasitas como Ascaris sp. (popularmente conhecido como lombriga) e Giardia sp.

Esses microrganismos, ao contaminar humanos, podem causar dor abdominal, náuseas, diarreia, falta de apetite e anemia. A contaminação se dá pela falta de higienização dos alimentos e das mãos antes de manuseá-los, pela falta de higienização das mãos após ir ao banheiro, pela ingestão de água não tratada e até pela ingestão direta de areia contaminada. Eca!

Depois de invadirem nosso organismo, os parasitas se instalam no intestino e chegam à corrente sanguínea. Aí começa o estrago! No caso da lombriga, ela pode se espalhar por vários órgãos do corpo e, em situações mais críticas, causar obstrução intestinal. Às vezes, as lombrigas saem até pelo nariz – aaarrrgh! No caso da giárdia, pode haver impedimento da absorção de gordura pelo intestino, causando deficiência de vitaminas e déficit de crescimento.

Para tratar a infecção, é preciso tomar os medicamentos recomendados pelo médico e manter bons hábitos de higiene. Mas melhor que remediar é prevenir! Então, se você quer se divertir na pracinha, tome cuidado e lave bem as mãos com água e sabão depois de brincar.

Matéria publicada em 25.03.2015

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Eu lavo as mãos sempre que toco em algo que possa estar contaminado!

    Publicado em 10 de fevereiro de 2019 Responder

  • Lara Marcelly Sampaio da Silva

    Eu pesquisei assim;O que é um parasitas?e eu quase vomitei.

    Publicado em 12 de junho de 2020 Responder

  • Matheus de Oliveira Moreira

    nossa muito nojento….eu sempre lavo as minhas mãos meus pais sempre falam sobre higiene.

    Publicado em 12 de junho de 2020 Responder

  • luiz

    amei a leitura

    Publicado em 9 de setembro de 2020 Responder

Envie um comentário

Turma 201

Alunos: Ana Paula Ucinski, Ricardo Ferreira Correa, Marina Rodrigues Garcia, Andriele Carvalho, Micaele Wolfarth, Lindomar João Mengue Júnior, Vanessa da Rosa Oliveira, Vinícius Pereira, Francine Malessa, Fernanda Reis e Elisama dos Santos. Professoras: Keli Rabello e Gisele Fontinelli.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat