Bela em extinção

Terceiro maior felino do mundo e maior predador do Brasil, a onça-pintada é a rainha das nossas florestas. Mas, infelizmente, seus dias de realeza podem estar contados: ela está cada vez mais ameaçada e pode desaparecer para sempre da Mata Atlântica. Por sorte, porém, existem pesquisadores dispostos a enfrentar uma corrida contra o tempo para salvá-la.

A onça-pintada, terceiro maior felino do mundo, corre risco de desaparecer – e tudo por causa da ação do homem (Foto: Wikimedia Commons / Miguelrangeljr / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt>CC BY-SA 3.0</a>)

A onça-pintada, terceiro maior felino do mundo, corre risco de desaparecer – e tudo por causa da ação do homem (Foto: Wikimedia Commons / Miguelrangeljr / CC BY-SA 3.0)

Beatriz de Mello Beisiegel, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, explica que as duas maiores ameaças à sobrevivência da onça-pintada são a caça e a destruição dos ambientes naturais onde ela vive.

“A onça é um animal muito caçado, por esporte, por medo ou mesmo como forma de ganhar honra, já que em muitas culturas matar uma onça é sinônimo de força”, explica. “A caça das presas das onças, como porcos-do-mato e veados, também é enorme e diminui sua fonte de alimento. Para piorar, existem poucas áreas grandes o suficiente para preservar esses animais”.

O fim definitivo do felino poderia causar uma verdadeira confusão: sem as onças, as populações dos animais que antes eram suas presas tenderia a aumentar. Como suas presas são herbívoras, ou seja, se alimentam de plantas, isso pode desequilibrar ainda mais a mata. “Toda a ecologia da floresta pode mudar. Os muitos herbívoros irão exigir mais da vegetação. Como ficaria a floresta daqui a 500 anos?”, questiona Beatriz.

Segundo a pesquisadora, são três as linhas de ação principais para salvar as onças. “Temos procurado atuar no controle da caça, no aumento das áreas de preservação das onças e também no estímulo a novos estudos sobre esse animal, pois quanto mais o conhecermos, melhor será possível protegê-lo”, garante.

Outra fera em risco

O leão do oeste da África também está em extinção (Foto: Wikimedia Commons / Domínio público)

O leão do oeste da África também está em extinção (Foto: Wikimedia Commons / Domínio público)

A vida não está fácil para a família real da floresta. Na África, outro grande felino também corre risco de extinção: o leão. Philipp Henschel, coordenador de pesquisa do Programa de Sobrevivência do Leão, encontrou leões em apenas quatro das 21 áreas de preservação existentes no oeste do continente. Assim como a onça-pintada, seu desaparecimento pode afetar todo o ecossistema local. “Temos de agir rápido para salvar os leões. Vamos ajudar financeiramente os países para que protejam os leões e suas presas e para que preservem mais áreas em que esses animais ainda existem”, explica.

Matéria publicada em 04.02.2014

COMENTÁRIOS

  • Vitoria❤️

    Amei

    Publicado em 17 de junho de 2020 Responder

    • Anna Júlia 😍😍

      eu tbm pois essa matéria é minha matéria favorita

      Publicado em 16 de março de 2021 Responder

  • eric

    gosto de ser criança bom dia das crianças para voces!

    Publicado em 9 de outubro de 2020 Responder

    • Anna Júlia 😍😍

      bom diaaaaa

      Publicado em 16 de março de 2021 Responder

      • Estela Bispo Braz

        Boa noite amei

        Publicado em 24 de maio de 2021

  • Italo Fonseca martins

    Sou estudante

    Publicado em 8 de março de 2021 Responder

    • Anna Júlia 😍😍

      eu tbm

      Publicado em 16 de março de 2021 Responder

  • Ana Laura

    Muito bom adorei fala de dois animais ótimos💜💜💜

    Publicado em 20 de abril de 2021 Responder

  • Rosinete Alves

    Qual parte do texto expressa uma opinião?

    Publicado em 5 de julho de 2021 Responder

  • Maria Júlia

    oi sou do 3 ano a interessante

    Publicado em 4 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

Isabelle Carvalho

Desde criança, sempre gostei de ler e escrever histórias. Hoje, estou muito feliz por poder contar muitas histórias sobre ciência na CHC!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat