Bate coração

Um dos atrativos da exposição Vias do coração é um programa de computador que calcula quantas vezes o seu coração já bateu até hoje (fotos: Mara Figueira).

Quantas vezes o seu coração já bateu até hoje? Se você nunca parou para pensar a respeito, mas ficou curioso diante da pergunta, que tal descobrir a resposta? Não, não é preciso fazer contas mirabolantes. Apenas aceite um convite para visitar a exposição Vias do coração, que está em cartaz na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro, até 26 de abril.

Na mostra, você tem a chance de montar e desmontar a réplica em tamanho grande de um coração, saber quantas vezes esse órgão bate por dia e ainda usar os ouvidos para perceber como o seu ritmo acelera diante de algumas situações, como uma final de campeonato, um susto ou uma corrida (veja o vídeo abaixo e comprove!).

Batida acelerada

Do tamanho de um punho fechado, o coração funciona como uma bomba, impulsionando o sangue pelo corpo inteiro por meio dos vasos sanguíneos, como as veias e as artérias.

Esse órgão costuma bater mais quando nos exercitamos porque é preciso que o sangue possa alcançar os músculos mais rapidamente, já que ele contém o oxigênio necessário para suportar o esforço físico. Quando estamos em repouso, porém, o coração bate mais devagar e bombeia em torno de cinco litros de sangue por minuto: o equivalente a duas garrafas enormes de refrigerante.

No caso de pessoas jovens e que estão acostumadas a realizar exercícios físicos intensos, como maratonistas e atletas em geral, porém, esse órgão é capaz de atingir uma marca cinco vezes maior: 25 litros por minutos, sendo que essa é apenas um das muitas curiosidades apresentadas pela mostra em cartaz no Rio de Janeiro.

Mundo microscópico

Você, por exemplo, conseguiria dizer qual a diferença entre o sangue humano e o dos sapos? A exposição Vias do coração lhe dá a oportunidade de encontrar a resposta na prática: observando os dois tipos de sangue através do microscópio! Nos equipamentos, aliás, você ainda pode ver as veias e as artérias, um pedaço do músculo do coração, as células do sangue…

Depois dos minúsculos detalhes que os nossos olhos não podem ver, chega a hora de conhecer um perigo que ronda a saúde de milhões de brasileiros e também permanece desconhecido por muitos: a hipertensão arterial. Já ouviu falar sobre isso?

A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias quando é bombeado pelo coração. Quando a pressão arterial apresenta-se constantemente elevada, dizemos que a pessoa está com hipertensão arterial. A famosa “pressão alta” é um problema de saúde que pode levar a complicações sérias.

A exposição Vias do coração explica, em painéis e em um jogo virtual, como prevenir a hipertensão arterial (foto: Divulgação).

A boa notícia é que isso pode ser prevenido, como explica, em painéis e em um jogo virtual, a exposição Vias do coração. Brincando, é possível descobrir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia e, assim, saber o que deve ser feito em benefício da saúde no cotidiano.

Portanto, prepare-se: na exposição Vias do coração, você vai mergulhar nos mistérios desse órgão que, até o século 18, era considerado o lar das sensações. Vai saber que o coração perdeu esse posto para o lado direito do cérebro, que, hoje sabemos, processa as emoções. Mas, com certeza, descobrir tudo isso só vai aumentar o seu interesse por essa parte do corpo humano e suas batidas ritmadas.

Exposição Vias do coração
Casa da Ciência
Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ
Rua Lauro Muller 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Até 26 de abril.
Terça a sexta, das 9 às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h.
Grátis!

 

Matéria publicada em 14.04.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Tatiane Leal

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.