Bactérias no zoológico

Se você já foi a um zoológico, então não vai ser difícil imaginar o que os cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, fizeram para estudar bactérias. Usando uma impressora 3D, eles criaram “jaulas” microscópicas onde puderam separar cada uma e estudar o seu comportamento.

O microbiólogo Jason Shear, que participou do estudo, contou à CHC Online que as jaulas microscópicas são criadas a partir de um material que tem como base uma mistura de gelatina e proteína. “Nós preferimos esse material por que ele deixa os nutrientes passarem entre as paredes das jaulas, o que permite que as células se comuniquem entre elas”, explica.

As jaulas de bactérias são feitas de um material que junta gelatina e proteína, e os cientistas podem fazer jaulas de diferentes formatos. Na imagem, uma em forma de rosca (Foto cedida pelo pesquisador)

As jaulas de bactérias são feitas de um material que junta gelatina e proteína, e os cientistas podem fazer jaulas de diferentes formatos. Na imagem, uma em forma de rosca (Foto cedida pelo pesquisador)

Para prender as bactérias nas pequenas jaulas, os cientistas misturaram moléculas sensíveis à luz à base de gelatina. Então, aqueceram a mistura e introduziram algumas bactérias. Logo depois, o material passou por um resfriamento e se solidificou, “prendendo” as bactérias. Com a ajuda de um laser, os cientistas cortaram jaulas de vários formatos e tamanhos.

Segundo Jason, assim como outros organismos, as bactérias se comportam de modos diferentes quando estão em grupo ou sozinhas. Observar essa diferença de comportamento pode ser importante para compreender infecções causadas por bactérias, a fim de criar medicamentos capazes de combater e prevenir essas doenças.

“Nós desenvolvemos essa tecnologia para controlar o ambiente de desenvolvimento da bactéria e entender melhor o comportamento delas, principalmente, aquelas associadas a infecções graves”, explica o pesquisador. Talvez essas jaulas ainda sejam muito úteis para a nossa saúde!

Matéria publicada em 16.01.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Fernanda-Tavora

Sou curiosa até não poder mais! Gosto de conhecer diversos assuntos e, aqui na CHC, aprendo mais e mais todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.