Artigo

Minúsculas e fantásticas… fantasmas!

Diz uma brincadeira antiga que, se uma pessoa garante que já viu um fantasma, ou é muito corajosa ou muito mentirosa. Mas pode apostar que você já ficou cara a cara com um fantasma na sua própria casa! Por incrível que parece, é um fantasma diminuto, porque tem cerca de um milímetro e meio de comprimento. É a formiga-fantasma!

Bichos que moram em mim

Lá, bem lá dentro de você, vivem pequenos organismos. Eles se concentram nos órgãos que fazem parte da sua digestão, mas a maioria mora mesmo é no seu intestino. São mais de mil espécies de microrganismos trabalhando sem que você desconfie: é a sua microbiota intestinal!

Jardineiras que voam

Antas, macacos, morcegos, peixes, aves. Tenho certeza de que você conhece todos esses animais. Mas sabia que, mesmo sem querer, eles podem ser considerados bons jardineiros? As aves, em especial as que se alimentam de frutos, ajudam na reprodução das plantas! Já está imaginando passarinhos cavando o solo e regando sementes? Ah, não é bem assim...

No ar com Amelia

Num tempo em que mulher dirigir carro era raridade, ela foi piloto de avião. E enquanto muitas moças sonhavam com o vestido de noiva ideal, ela era estilista de roupas femininas muito práticas. Para contar suas aventuras, foi também escritora. Estamos falando de alguém que nasceu no final do século 19: Amelia Mary Earhart!

Dez anos para cuidar do oceano

Esta década vai contar com alguns desafios para avaliar o nosso sucesso nessa missão. E todos nós, tanto governantes quanto cientistas e pessoas comuns, teremos de fazer a nossa parte para que tudo seja um sucesso.

Os vilões do oceano

Sol, areia, diversão! Olhando para a água tudo parece perfeito, mas lá no fundo (ou também no raso!) há algo que você precisa saber: alguns vilões estão ameaçando o oceano!

Planeta água

O mar e o oceano costumam trazer à lembrança momentos felizes. Correr na areia, tomar banho na água salgada, sentir o calor do sol, brincar... Esse cenário parece o paraíso, não é? Mas, além dessa alegria (e de um bom peixe para o almoço!), o que mais o ambiente marinho oferece?

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.