Venenos que podem curar

As substâncias tóxicas produzidas por alguns animais são usadas para caçar presas, proteger contra predadores e para combater doenças também – as deles e as nossas!

Diversas substâncias encontradas na natureza podem ser consideradas tóxicas para o ser humano, ou seja, podem causar algum tipo de mal ao nosso organismo. Toxinas produzidas por plantas e animais geralmente têm a função de defender esses seres contra predadores e outros inimigos naturais.

Em alguns casos, essa defesa ocorre de forma passiva, quer dizer: a planta ou o animal precisam ser atacados para que a toxina entre em ação. E isso pode ser simplesmente por ter um gosto ruim, por causarem dor e outros prejuízos ao predador. Os anfíbios são um bom exemplo desse uso das toxinas: a pele desses animais produz diversas substâncias que os protegem não apenas de predadores, mas também de bactérias e outros microrganismos causadores de doenças.

Nandaia

Siriri/Dança tradicional (domínio público)

Microrganismos soltam pum?

Microrganismos são seres microscópicos que vivem em todos os lugares do nosso planeta. São tão pequenos que nós não conseguimos enxergá-los. Mas que tal um experimento para observar esses microrganismos se alimentando e, como dizer?..., soltando pum?!