Vacinação: o que você sabe sobre isso?

Sarampo, poliomielite, caxumba, rubéola… Está pensando que vamos falar apenas sobre doenças? Não! Vamos falar sobre como evitá-las. Você se arrisca a dizer como isso pode ser feito? Acertou quem disse: “tomando vacina”. Atualmente, muitas doenças estão sob controle por causa dos avanços da medicina no desenvolvimento das vacinas. Elas nos livram de epidemias, que é o que acontece quando uma doença se espalha.

Algumas doenças graves, como varíola e sarampo, você conhece apenas de ouvir falar, não é? Pois isso é resultado do trabalho de cientistas que se dedicam a pesquisar como proteger a saúde das pessoas de microrganismos causadores de doenças. Eles criam vacinas contra diferentes vírus e bactérias. Nós tomamos essas vacinas e corremos menos risco de adoecer. Ufa!
Mas as pessoas nem sempre pensaram assim. No século 19, as pessoas resistiam à vacinação por falta de informação. Muita gente se revoltou e não queria tomar vacina, porque não sabia se ela ia mesmo fazer bem. Surgiram muitos boatos e ninguém se entendia.

 

Michele Gravina,
Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio)

A partir de entrevista com:
Clarissa Damaso,
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!