Vacas com olhos no bumbum?

Ideias que parecem muito loucas podem ser a solução para alguns problemas quando o assunto é ciência.

Os cientistas não são todos malucos como costumamos ver nos desenhos animados. Mas às vezes eles podem ter ideias tão criativas e divertidas que até parecem loucura! Um exemplo interessante é o de um experimento que envolveu pintar olhos falsos nos traseiros de vacas. Calma, vou explicar!

Tudo começa em um país no sul do continente africano chamado Botsuana. Lá, assim como em outros países da África, existe um conflito antigo entre pequenos criadores de gado e grandes predadores, como leões e leopardos. Para evitar que seus rebanhos sejam atacados, muitos fazendeiros optam por abater esses felinos. Isso por sua vez cria um problema ambiental, pois ameaça a existência desses predadores, que, além de importantes para o ecossistema local, também atraem boa parte do ecoturismo naquele país.

vinicius

Será que este ano tem a “Estrela de Belém”?

Vamos investigar se o fenômeno no céu de 2020 se parece com o da história dos Três Reis Magos.

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.