Uma soneca por todo o inverno

Se alguém lhe disser: “você dorme como um urso!”, saiba que anda dormindo demais. Afinal, ursos são capazes de dormir por muito, muito tempo. Na verdade, eles hibernam. Passam meses sem acordar para comer, beber água, tomar banho… Mas como é que ursos e outros animais conseguem fazer isso? A resposta é: siga neste texto!

Na hibernação o organismo trabalha muito lentamente. Será que os bichos brasileiros também usam a mesma tática?

Fotos Unsplash e Wikipédia

A palavra hibernação vem do latim hibernare e quer dizer “passar o inverno”. É exatamente nesta época do ano que os ursos e outros animais dormem sem precisar fazer mais nada. Sim! Em vários lugares no mundo, muitas espécies animais conseguem passar meses sem comer e sem beber e, mesmo assim, sobrevivem bem. Como é possível?!

Sem comida, o ser humano e outros animais passam a consumir suas reservas energéticas para sobreviver, perdendo gordura e músculos, o que pode até levar a morte. Algumas espécies de pequenos voadores, como beija-flores e morcegos, morrem se ficarem mais de cinco dias sem comer. Isso só faz aumentar a sua curiosidade sobre como que os animais que hibernam conseguem não morrer de fome ou de sede, acertei? Então, vamos à resposta! 

Há dois mecanismos impressionantes. Um deles é que os animais que fazem hibernação entram numa espécie de sono profundo, no qual o funcionamento de seus órgãos fica mais lento. É como se o animal passasse a viver em câmera lenta: o coração bate mais devagar, a respiração fica mais lenta, sem falar que o animal se mexe muito pouco, fica quase completamente parado. Nesse estado de hibernação, o animal passa a gastar menos energia e economiza suas reservas de nutrientes. 

A energia do nosso corpo vem da comida que comemos e das reservas de nutrientes que temos, e é essa energia que mantém as diversas reações químicas que acontecem em nosso organismo. O conjunto dessas reações químicas é chamado metabolismo. E é aqui que falamos do outro mecanismo que os animais hibernantes têm: o corpo deles tem a capacidade de diminuir muito a velocidade dessas reações químicas – por exemplo, numa situação normal, nós produzimos muito calor a partir da queima de gordura, mas na hibernação esta produção de calor diminui muito, como uma fogueira, que diminui de tamanho, aquece menos, mas também queima a madeira mais lentamente. Com o metabolismo mais baixo, o animal gasta ainda menos energia e consome muito menos nutrientes. Isso ajuda o organismo a preservar o que precisa para se manter vivo. 

Mas por que dormir taaanto?

A natureza parece dar um jeito em tudo. O inverno é a época do ano em que os recursos naturais diminuem. Só de olharmos para as árvores, por exemplo, vemos que há menos folhas, menos frutos… Então, naturalmente, para alguns animais é melhor “dormir” neste período em que há menor oferta de alimentos. 

Claro que dormir por um período tão grande requer algum preparo. Então, nas estações anteriores ao inverno, os animais que hibernam se preparam comendo muito! Assim, acumulam reservas de energia na forma de gordura corporal. E quando o inverno chega… estão prontinhos para passar longos e frios meses dentro da toca até que venha a primavera.

 

Bichos que hibernam

No hemisfério norte, onde o inverno é muito gelado, além dos famosos grandes ursos, outros animais também hibernam – é o caso de esquilos, marmotas, hamsters, ouriços, texugos e alguns morcegos. Como você pode notar, os exemplos de animais que hibernam são apenas de mamíferos. Mas alguns anfíbios (sapos e rãs), insetos (mariposas e borboletas) e répteis (lagartos e tartarugas) também conseguem ficar “congelados” durante o inverno e se “descongelam” quando as temperaturas voltam a subir.  

Algumas espécies de morcego entram em sono profundo durante o inverno.
Foto U.S. Fish and Wildlife Service Headquarters/Wikimedia Commons

Apesar do inverno brasileiro não ser tão frio quanto os extremos norte e sul do planeta, a disponibilidade de alimento e água no ambiente para manter os animais ativos pode diminuir. Isso faz com que muitos animais da nossa fauna também hibernem. Estão na lista dos dorminhocos: anfíbios, répteis, marsupiais, e até mesmo uma espécie de tatu. 

 

Soneca brasileira

Uma das espécies que hiberna e vive no Brasil é o lagarto teiú. Ele é um lagarto dos grandes, que pode chegar a mais de um metro de comprimento e pesar até cinco quilos. Teiús são encontrados em nosso país e também no norte da Argentina. Costumam começar a hibernação no final do outono e passar de quatro a cinco meses “dormindo”.

Répteis também hibernam: é o caso do teiú, lagarto que ocorre no Brasil e na Argentina.
Foto Wikimedia Commons

Alguns pequenos anfíbios do nordeste brasileiro, certos sapos e rãs, também são capazes de permanecer com o metabolismo baixo durante períodos de seca na região, quando não há chuvas por muitos meses. Neste caso, o “sono” dos animais não seria em razão do frio, mas da falta d’água. Quer saber como alguns anfíbios conseguem sobreviver por meses sem uma gota de água? Eles costumam se enterrar no solo, onde permanecem em um estado de funcionamento muito lento, assim como os ursos que moram nos países gelados. Podemos encontrar sapinhos enterrados no subsolo de rios secos a mais de um metro de profundidade, onde a temperatura se mantém a 30 graus durante o dia, mesmo quando na superfície a areia pode passar dos 50 graus! (Leia mais em Hibernação de verão.) 

Hibernação de verão

Quando o animal “hiberna” em ambientes com altas temperaturas e falta de água chamamos de estivação, um tipo de “hibernação de verão”. Portanto, alguns
sapinhos do nordeste passam os períodos de seca “dormindo” e, quando chegam as chuvas, eles rapidamente retornam à vida normal. Ao redor do mundo, alguns
peixes pulmonados (que respiram oxigênio do ar), pepinos-do-mar e caramujos fazem o mesmo que os sapinhos do nordeste.

Sobreviventes do gelo

Outra situação de hibernação bastante estudada é o congelamento. Muitas espécies de insetos, sapos e répteis conseguem controlar o congelamento de seus corpos durante o inverno e descongelar na primavera como se nada tivesse acontecido. A sobrevivência ao congelamento é possível graças à capacidade de tornar o organismo muito lento. Na América do Sul, tanto no Brasil quanto na Argentina, também encontramos espécies de sapinhos capazes de tolerar o congelamento.

Economia de energia

A capacidade desses fantásticos animais em permanecer meses economizando energia e nutrientes durante os períodos de hibernação chama a atenção de cientistas ao redor do mundo. Muitos pesquisadores se dedicam a entender melhor como determinadas espécies são capazes de entrar e sair de um estado de metabolismo tão baixo – algo que nós, humanos, não conseguimos fazer de forma natural. Por exemplo: quando dormimos, reduzimos apenas um pouco da velocidade com que consumimos oxigênio, já os animais que hibernam podem reduzir para um décimo o consumo de oxigênio.

Essa redução significa uma grande economia de energia, que pode ser muito útil em algumas situações. Os pesquisadores já estão de olho em novas descobertas. Umas das possibilidades é, ao decifrar como os animais entram e saem da hibernação, conseguir induzir astronautas a hibernar, possibilitando longas viagens espaciais que seriam impossíveis. Interessante, hein?!

Daniel Carneiro Moreira
Faculdade de Medicina
Universidade de Brasília

Alexis Fonseca Welker
Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Universidade de Brasília

Matéria publicada em 25.08.2021

COMENTÁRIOS

  • Davi César Silva Aguila

    Olá revista chc!!! Achei bem legal a matéria porquê tem coisas sobre esses animais que eu nem sabia, eu sabia que o urso ibernava, mas não sabia dos outros animais. Assim quando eu li fiquei bem mais informado sobre os outros animais.
    Escola:Emeb Professora Sueli Contini Marques

    Publicado em 26 de agosto de 2021 Responder

    • Kael

      Também achei muito legal, estudei isso e adorei!!!

      Publicado em 20 de setembro de 2021 Responder

    • Joao Guilherme

      Achei legal

      Publicado em 21 de setembro de 2021 Responder

  • pilo de sapo

    TIO BIM

    Publicado em 27 de agosto de 2021 Responder

  • PALA DI COMILTARS

    OLLLLLLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PESSSOALLLLLLL, ENTAO VAMOS COMEÇAR ESSA FESTA AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK VOCES VAO TER QUE FAZER ESSA COISAS KKKKKKKKKKK ENT A O VAI SU AR MUTIO ISSO KKKKKKKKKKKKKKKKK EMPRESIDADE DA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK FELIPA TA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK LOL TAAAAA KKKKKK ISSO A MUTIO ESSE COMENTARIO ESSAAAAAAA PASANDO DOS LITITIS KKKKKKKKKKKKK.

    Publicado em 27 de agosto de 2021 Responder

  • Diego

    Oi, CHC quando a minha filha Lanara quando leu a matéria ficou admirada e ela aprendeu muito, também quero dizer que o trabalho que vocês fazem é muito bom.
    Parabéns

    Publicado em 28 de agosto de 2021 Responder

  • n é da sua conta

    achei muito legal

    Publicado em 28 de agosto de 2021 Responder

    • Manuella 3 ano

      acho CHC muito bobo

      Publicado em 3 de setembro de 2021 Responder

      • LUCAS MARINHO

        E MENTIRA CHC E MUITO LEGAL

        Publicado em 13 de setembro de 2021

      • Duda

        A chc é demais pra sua informação

        Publicado em 26 de junho de 2022

  • Kelvin Roberto de Castro alves

    Legal muito legal na minha escola facex estamos estudando na revista c h c é estou fasendo atividade da c h c mas achei muito legal está da hibernação dos bichos tchau c h c

    Publicado em 29 de agosto de 2021 Responder

  • Kelvin Roberto de Castro alves

    Legal muito legal na minha escola facex estamos estudando na revista c h c tchau c h c

    Publicado em 29 de agosto de 2021 Responder

  • Amanda Ferraz

    Eeee muitoooo enteresante tchauuu CHC

    Publicado em 29 de agosto de 2021 Responder

  • Giovana

    eu amo muito os animais, até os animais nojentos!!!!

    Publicado em 30 de agosto de 2021 Responder

  • Larissa

    nossa que legal

    Publicado em 31 de agosto de 2021 Responder

  • Luísa

    Oi CHC,gostei muito do texto sobre hibernação

    Publicado em 31 de agosto de 2021 Responder

  • Luísa

    Oi CHC,gostei muito do texto sobre hibernação

    Publicado em 31 de agosto de 2021 Responder

  • Luísa

    Oi CHC,gostei muito do texto sobre hibernação

    Publicado em 31 de agosto de 2021 Responder

  • MARIA EDUARDA

    OLÁ CHC ! EU GOSTEI MUITO , ACHEI LEGAL E APRENDI MUITO.
    NÃO SABIA PORQUE ELES HIBERNAVAM E AGORA EU SEI.
    MARIA EDUARDA, 10 ANOS.
    SÃO CAETANO DO SUL, SP.

    Publicado em 1 de setembro de 2021 Responder

    • Enzo Baldan

      vc e a maria eduarda raad borges??

      Publicado em 3 de setembro de 2021 Responder

  • Iago israel

    Eu achei muito interessante, eu gosto muito dos animais e quando eu li o texto acima eu tão alegre e surpreso kkkkkk. Mas eu amei o texto
    Tinha coisa que nem eu sabia kkkkkk fiquei muito surpreso mesmo de coração 💓 valeu pelo texto.

    ABRAÇO A TODOS 🤙👉💛👈

    Publicado em 1 de setembro de 2021 Responder

  • ANGELINA Silva Grillaud

    Achei muito nojento a matéria dos comedores de cocô, “que nojo eles comen cocô “.

    Publicado em 3 de setembro de 2021 Responder

  • ANGELINA Silva Grillaud

    VOCÊS podem comentar mais sobre coisas incomuns

    Publicado em 3 de setembro de 2021 Responder

  • Sara

    Oi chc eu li a matéria sobre a hibernação dos animais mas como eles sabem a hora de acordar?

    Publicado em 4 de setembro de 2021 Responder

  • Isaac

    Amei chc

    Publicado em 7 de setembro de 2021 Responder

  • trollge

    amei muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

    Publicado em 9 de setembro de 2021 Responder

  • Bárbara

    ameia imagen de morsegos

    Publicado em 9 de setembro de 2021 Responder

  • Alunos 4º Ano B – EMEB Irmãos Matos

    Olá, CHC

    Nós alunos do 4º ano, estamos aprendendo sobre Carta ao Leitor e viemos ler algumas matérias.

    A matéria, UMA SONECA POR TODO INVERNO foi muito interessante, porque aprendemos que não é somente os ursos que hibernam. Não imaginávamos que outros animais comuns com: sapo, lagarto, teiú também hibernavam.

    Nossa classe tem bastante curiosidade sobre cobras, cavalos e bois. Quando escreverem algo nesse sentido, nos avisem.

    Um abraço e um beijo de toda turma.

    Alunos do 4º B

    Publicado em 13 de setembro de 2021 Responder

  • Alunos 4º Ano B – EMEB Irmãos Matos

    Olá, CHC

    Nós alunos do 4º ano, estamos aprendendo sobre Carta ao Leitor e viemos ler algumas matérias.

    A matéria, UMA SONECA POR TODO INVERNO foi muito interessante, porque aprendemos que não é somente os ursos que hibernam. Não imaginávamos que outros animais comuns com: sapo, lagarto, teiú também hibernavam.

    Nossa classe tem bastante curiosidade sobre cobras, cavalos e bois. Quando escreverem algo nesse sentido, nos avisem.

    Um abraço e um beijo de toda turma.

    Alunos do 4º B

    Publicado em 13 de setembro de 2021 Responder

  • LUCAS MARINHO

    OI,REVISTA CHC! ACHAMOS BEM INTERESSANTES A MATERIA UMA SONECA POR TODO O INVERNO. GOSTAMOS MUITO DA PARTE SOBRE A HIBERNAÇÃO DE VERÃO E SOBRE OS SAPOS E AS RÃS QUE HIBERNAM EMBAIXO DE TERRA POR CAUSA DO CALOR.
    EMEF PROF JAYME OLIVEIRA E SOUSA
    5ºANO B – JAU/SP

    Publicado em 13 de setembro de 2021 Responder

  • LUCAS MARINHO

    OI, REVISTA CHC! ACHAMOS BEM INTERESSANTES A MATERIA UMA SONECA POR TODO O INVERNO. GOSTAMOS MUITO DA PARTE SOBRE A HIBERNAÇÃO DE VERÃO E SOBRE OS SAPOS E AS RÃS QUE HIBERNAM EMBAIXO DE TERRA POR CAUSA DO CALOR.
    EMEF PROF JAYME OLIVEIRA E SOUSA
    5ºANO B – JAU/SP

    Publicado em 13 de setembro de 2021 Responder

  • Wemely Joga

    Olá CHC! Eu achei super legal essas novas informações que ganhei de vocês, parabéns pelo esforço de conseguir tantas curiosidades para nós, que quase não sabemos de nada 😅.
    Sou de Minas Gerais, Governador Valadares, 5° ano da escola Colégio Heringer, eu recebi como para casa/lição de casa visitar o site de vocês e fiquei muito satisfeita com oque estou lendo por aqui, muito obrigado pelo oque fazem, vocês são um exemplo de pessoa🤍.

    Publicado em 13 de setembro de 2021 Responder

  • Gabriel Figueiredo Gonçalves Costa

    Oi chc,
    Eu gostei muito dessa reportagem. Essa história uma soneca por todo o inverno é muito legal.
    Eu queria uma história de dinossauro… se não tiver publique. Eu sou de Patrocínio Paulista, tenho 9 anos.

    Publicado em 15 de setembro de 2021 Responder

  • HELOISA

    Oi chc,
    Eu me chamo Heloísa e tenho 10 anos, estudo na escola Irmãos Matos e sou de Patrocínio Paulista.
    Amei a matéria UMA SONECA POR TODO INVERNO é um assunto muito interessante e amo suas postagem. Eu queria que vocês fizesse uma matéria sobre o natal. A minha turma esta estudando sobre carta ao leitor também já li varias matérias

    Publicado em 15 de setembro de 2021 Responder

  • Sinthia Fernanda

    Ola chc,
    Eu adorei a reportagem que vocês publicaram sobre os ursos.. Achei muito interessante queria que vocês publicassem sobre contos de fadas. Tenho 10 anos.
    Um grande abraço

    Publicado em 15 de setembro de 2021 Responder

  • vitoria cristina souza silva

    ola chc,
    Meu nome e Vitoria Cristina tenho 9 anos.
    Achei super interessante saber que os ursos hibernam também adoro suas postagens sobre esses textos. e muito legal aprender novas coisas.
    Queria saber sobre pandas, eu amo pandas!!! Eles são tão fofos.
    Um abraço para meus irmãos Igor e Iago.

    Publicado em 15 de setembro de 2021 Responder

  • dedede

    uauuau

    Publicado em 22 de setembro de 2021 Responder

  • 3°ANO B, ALUNOS DA E.E. JOAQUIM MENDES FELIZ. EMBÚ GUAÇU

    A matéria “Uma soneca por todo o inverno” é um artigo com linguagem simples e reflexões sobre animais que dormem por longos períodos.
    A matéria fala sobre o sono e a hibernação de vários animais e como o organismo trabalha durante esse período.
    ” Esse artigo é muito interessante, pois nos revelou sobre animais da fauna brasileira que também hibernam. Foi prazeroso realizar a leitura”.
    Por fim, é uma matéria sobre energia corporal, que fala de reservas de nutrientes e metabolismo”.

    Publicado em 23 de setembro de 2021 Responder

  • Isabella Lins Lima

    eu achei muito legal mais estou fazendo para escola essa pesquisa e vou ler semanalmente adorei gostei que botaram mais imagens , obrigada pela atenção!!!

    Publicado em 23 de setembro de 2021 Responder

  • Não te interessa seu palhaço

    Todo empreendimento requer uma dose de bosta

    Sua mãe
    20??

    Publicado em 28 de setembro de 2021 Responder

  • Júlia Aparecida do Nascimento Neves

    Adorei!!Muitas curiosidades que eu não sabia

    Publicado em 28 de setembro de 2021 Responder

  • Enzo Mauricio Pereira Lindo

    Muito interessante!! Adoreii!!

    Publicado em 29 de setembro de 2021 Responder

  • alunos da EE João Simões Netto

    Olá, pessoal da CHC!
    Somos alunos do 4º ano e achamos muito legal e interessante as informações que vocês escreveram nesse artigo. Nós não sabíamos que outros animais hibernavam,
    Obrigada pelas informações.

    Até a próxima.

    Tchau!

    Publicado em 30 de setembro de 2021 Responder

  • Mary

    Neves Paulista O6/10/2021

    Olá revista CHC!

    Adorei ler esse artigo, pois não sabia que os animais hibernavam tanto e até outros
    animais que não são mamiferos, como anfibios, repteis e istetos tambem hibernam no in_
    verno!!
    Só queria dizer uma sugestão… Posso saber se voces tem um artigo sobre tipos
    raros de cobras que existem no mundo inteiro.
    Agradeçida,
    Marjorie Soares Rodrigues

    Publicado em 6 de outubro de 2021 Responder

  • Leticia, Maria e Miguel

    Olá revista chc.
    Somos da escola Homera Silva Braga do 3ano c. Nós amamos o texto e por isso nos queremos que vocês postem mais conteúdos como esses.

    Publicado em 22 de outubro de 2021 Responder

  • Leticia, Maria e Miguel

    Olá revista chc.
    Somos da escola Homera Silva Braga do 3ano c. Nós amamos o texto e por isso nos queremos que vocês postem mais conteúdos como esses.

    Publicado em 22 de outubro de 2021 Responder

  • julio e josé

    olá galera da chc eu me chamo julio cesar marques machado e meu amigo josé gabriel eu tenho 8 anos eo josé tem 9 anos e somos da homera da silva braga e moramos em sp nós gostamos muito da materia uma soneca por todo inverno abraços julio e josé.

    Publicado em 22 de outubro de 2021 Responder

  • julio e josé 3 ano C emef homera

    olá galera da chc eu me chamo julio cesar marques machado e meu amigo josé gabriel eu tenho 8 anos eo josé tem 9 anos e somos da homera da silva braga e moramos em sp nós gostamos muito da materia uma soneca por todo inverno abraços julio e josé.

    Publicado em 22 de outubro de 2021 Responder

  • Davi Araújo de Andrade

    eu achei legal!

    Publicado em 5 de novembro de 2021 Responder

  • TURMA DO 3º ANO C

    OI BOA TARDE,

    SOMOS ALUNOS DO 3º ANO C DA EMEF. PROFª ELZA REGINA FERREIRA BEVILACQUA, NÃO SABÍAMOS QUE SAPOS E OUTROS ANIMAIS HIBERNAM, ACHAMOS MUITO INTERESSANTE O CONTEÚDO DA MATÉRIA.
    GOSTARÍAMOS DE MATÉRIAS SOBRE HAMSTERS, RÉPTEIS E ANIMAIS AQUÁTICOS.

    UM FORTE ABRAÇO DE TODA A TURMA DO 3º ANO CDA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

    Publicado em 8 de novembro de 2021 Responder

  • BEATRIZ RODRIGUES FERNANDES

    olá CHC.eu sou a Beatriz e achei incrivel a revita sobre os animais que imbernam,eu nem sabia que alguns animais imbernavam no verão! um beijo para vocês.

    NOME DA CIDADE: BARRA DO PIRAÍ

    Publicado em 8 de novembro de 2021 Responder

    • Sofia

      Oi Bia eu amei o seu comentario

      Publicado em 8 de novembro de 2021 Responder

  • Sofia

    Nossa e tao fofo e amo a natureza e os animais

    NOME DA CIDADE Volta Redonda

    RUA Santa Terezinha

    BAIRRO Niteroi

    Publicado em 8 de novembro de 2021 Responder

  • Yan lucas

    Olá chc achei legal a matéria uma soneca por todo o inverno.
    Fiquei sabendo q outros animais tbm hibernam,muito interessante a parte da soneca Brasileira,que com a falta da água das chuvas os animais vão dormir e se enterram no solo como os anfíbios,muito interessante

    Publicado em 9 de novembro de 2021 Responder

  • Sofia

    Eu acho fantastico como os animais sao bonitos meu deus eu amoooooo animais

    um beijo

    sofia

    bairro niteroi

    Publicado em 9 de novembro de 2021 Responder

  • Frederico Pedro / Volta Redonda – RJ

    Olá CHC achei muito legal o
    texto. Fiquei sabendo que não é só o urso que dormia no inverno e sim o morcego e o esquilo. Um Bj

    Publicado em 9 de novembro de 2021 Responder

  • Miguel dos Santos

    Miguel dos Santos/Volta Redonda
    Oi CHC eu achei muito interessante o texto ,pois eu não sabia que os hamsters, esquilos e,algumas espécies de morcego hibenam no verão e no inverno

    Publicado em 12 de novembro de 2021 Responder

  • Miguel dos Santos

    Bairro; Jardim Amália

    Publicado em 12 de novembro de 2021 Responder

  • Miguel dos Santos

    RUA; Manoel Dos Santos Gonçalves

    Publicado em 12 de novembro de 2021 Responder

  • Miguel dos Santos

    Eu também achei interessante que alguns animais fazem um buraco no chão até que chova e também a hibernação brasileira.

    Publicado em 12 de novembro de 2021 Responder

  • Cristina

    Olá , gostaríamos de saber se alguma espécie de animais que hibernam, no caso se for fêmea e vamos imaginar que a fêmea irá gerar filhotes, pode ocorrer de gerar os filhotes
    durante o período de gestação.?
    Agradecemos a oportunidade e esperamos a resposta.

    Turma do 7ºano da Emef Natan em Cesário Lange

    Publicado em 19 de novembro de 2021 Responder

  • 5º B E.M. Professora Antônia Benedita Eugênio

    EM. Professora Antônia Benedita Eugênio.
    Alunos do 5º ano B

    Bom dia CHC!!!
    Somos alunos do 5º ano B, adoramos a matéria sobre a hibernação de alguns animais, descobrimos várias coisas legais. Na nossa turma também tem alunos que adoram dormir, assim como esses animais.
    Abraços!!! 5º ano B.
    Piracicaba,02 de Dezembro de 2021.

    Publicado em 2 de dezembro de 2021 Responder

  • Chrys

    olá eu sou chrystopher adorei seus fatos sobre a hibernação dos animais e tambem espero q mais pessoas gostem
    Um abraço!!!
    Ass:Chrystopher

    Publicado em 2 de dezembro de 2021 Responder

  • LUNA AZEVEDO DE LIMA

    Oi gostei muito da matéria, é incrivel a hibernação. Aprendi muito.

    Publicado em 28 de dezembro de 2021 Responder

  • DOLORIS

    oi eu adoro chc ele e muito bom eu estou estudando isso na escola irmas vieira iasc la e muto bom tchal chc

    Publicado em 7 de abril de 2022 Responder

  • ISABELA

    OLA EU ADORO A CHC ELA E TAO PERFEITA

    Publicado em 7 de abril de 2022 Responder

  • CAMILO

    EU ADOREI APRENDIR MUITO SOBRE OS ANIMAIS AGORA EU POSSO ME TORNA UM URSO

    Publicado em 7 de abril de 2022 Responder

  • Lulu

    Eu adorei essa edição

    Publicado em 22 de junho de 2022 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O engenheiro da lama

Um mergulho no manguezal pode revelar muitas curiosidades sobre o caranguejo-uçá!

Fora da Terra

Em uma viagem fora da Terra, podemos descobrir como os satélites nos ajudam a perceber mudanças e medir a superfície do planeta.

Open chat