Uma corrida fantástica

*Conto popular africano

Ilustração Bruna Assis Brasil

 

O caracol estava invocado. Não aguentava mais a impala zombando dele, dizendo para todos os bichos da savana que ele era devagar quase parando.

Certo dia, enchendo-se de coragem, o caracol propôs:

– Quer apostar uma corrida comigo, impala?

– Hããã… – a impala pensou, e, rindo por dentro, aceitou.

Seria um dia histórico. O caracol, que sabia ler e escrever, mandou uma carta para os outros caracóis. A carta dizia assim:

“Amigos caracóis, por muito tempo fomos humilhados pelos antílopes nesta savana. Eles são orgulhosos e vivem zombando do nosso jeito vagaroso de andar. Chegou a hora de acertarmos as contas. Neste domingo, peço que cada um de vocês ocupe um lugar na estrada reta, que vai até o rio fundo, para uma longa e diferente corrida. Quando a impala passar e chamar ‘caracol’, todos devem responder ‘aqui’.”

No dia marcado, impala e caracol estavam prontos para correr. A impala fazia muitos exercícios de alongamento, espichava-se toda, muito exibida. Já o caracol, usava um tênis roxo e parecia tranquilo.

Foi dada a largada e o caracol deixou a impala sair na frente. Escondeu-se em um arbusto e quando a impalachamou por ele, respondeu:

– Estou aqui!

Assim foi ao longo de toda a estrada. Não sabia a impala que em cada arbusto havia um caracol igualzinho ao amigo corredor. Quando ela perguntava:

–Caracol?

O caracol mais próximo respondia:

– Estou aqui!

Embora estranhasse o fato de o caracol estar sempre tão perto, a impala estava tão determinada a vencer a corrida que resolveu deixar de lado a sua cisma.

Mas, a certa altura, a impala estava exausta de tanto correr. Sem ver o caracol ao seu lado, resolveu parar um pouco antes do rio fundo para recuperar o fôlego. Mas quando a impala olhou para a frente, viu um caracol triunfante completando a corrida.

O caracol venceu e até hoje a impala não sabe como isso aconteceu. O importante é que os dois se tornaram grandes amigos e todo domingo correm juntos!

 

*Esse conto popular africano é no estilo fábula,uma  história que tem como personagens principais os bichos. Nessa história, livremente adaptada pela CHC, nem a impala estava certa por zombar do caracol, nem o caracol foi correto ao enganar a impala. Mas… pelo menos, nasceu uma amizade.

Matéria publicada em 13.12.2018

COMENTÁRIOS

  • ANNA ELISE

    Amei conhecer esta fábula.

    Publicado em 2 de março de 2019 Responder

  • Bento SP 6 anos

    eu gostei dessa fabula.
    nem sempre os maiores ganham

    Publicado em 25 de junho de 2020 Responder

    • Nicole Menezes Andrade Ribeiro

      Eu adorei muito a história ela conta sobre amizade e muitas coisas.

      Publicado em 21 de setembro de 2020 Responder

  • Manuella yasmin da silva costa

    O importante é ser amigo e nao zombar de ninguém

    Publicado em 30 de junho de 2020 Responder

  • Professora Lígia

    Gostamos de conhecer essa fábula e aprendemos que não precisamos viver em rivalidade, pois a amizade é muito mais legal.
    Alunos do 4ºano da E.E Josepha Dogo Damo

    Publicado em 21 de setembro de 2020 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Cateretê

Dança tradicional (domínio público)

Bala que se transforma

A ciência costuma dar nomes engraçados para as coisas. Na mistura de água com açúcar, o açúcar é chamado soluto e a água, solvente.