Um no Brasil e outro na Inglaterra

Conheça a história de amizade entre dois grandes cientistas do passado.

O ano era 1861 e o local, a cidade de Desterro, atualmente chamada Florianópolis – a capital de Santa Catarina. Um alemão chamado Johann Friedrich Theodor Müller, que era apaixonado pela natureza e vivia no Brasil desde 1852, recebe um presente vindo da Alemanha que mudaria para sempre sua maneira de enxergar o mundo natural. Aliás, um presente que definiria o modo como todos entendemos a natureza nos dias de hoje. Trata-se do livro “A origem da espécies”, de Charles Darwin.

Neste livro foi apresentada a então revolucionária teoria de que as espécies estão em constante evolução por meio da seleção natural. Ou seja, características presentes em certos indivíduos dão a eles maiores vantagens de sobrevivência e reprodução, se tornando cada vez mais comuns nos indivíduos das próximas gerações. Muitos cientistas da época se recusavam a acreditar que as espécies pudessem estar em constante transformação e por isso não concordavam com a teoria de Darwin.

Fritz Müller, o amigo de Darwin no Brasil.
Foto Wikimedia Commons

vinicius

Oceanógrafo (a)!

Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!

Transporte de água

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!