Um gigante de gelo na Patagônia Argentina!

Vista panorâmica da geleira Perito Moreno.
Foto Pierre Pitte

De longe, o que se vê é um enorme bloco branco. Um bloco de gelo! Quando faz sol, ele brilha com uma cor azulada. Às vezes ouve-se um estrondo, como se fosse de raio ou explosão. Mas o barulho vem de um grande pedaço de gelo que se solta,a uns 60 metros de altura, e cai no lago. Ver isso de perto é o ponto alto da visita à geleira (ou glaciar)Perito Moreno. Esse gigante gelado tem 250 quilômetros quadrados de extensão!É mais que o tamanho de Buenos Aires, capital da Argentina, país que abriga essa beleza natural.

Gelo ganha tom azulado sob a luz do sol.
Foto Pierre Pitte

Uma geleira é uma massa de gelo que se forma com o acúmulo da neve em lugares em que os flocos de gelo caem no inverno e não chega a derreter no verão. Isso acontece nas regiões polares e de alta montanha, onde faz muito, muito frio!

As geleiras são essenciais na natureza local. Primeiro, porque são reservas de água doce de grande qualidade. São também fundamentais para o ciclo da água nas regiões de alta montanha. Quando acumulam muito gelo, blocos gelados fluem das regiões mais altas e frias e são levados para as regiões mais baixas e quentes, onde derretem e abastecem rios, lagos, lençóis subterrâneos…

 

Pierre Pitte,

Pesquisador em Glaciologia,
Instituto Argentino de Nivología, Glaciología y Ciencias Ambientales (IANIGLA),
Consejo Nacional de Investigaciones Científicas e Técnicas (CONICET)

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Como nasceram todas as histórias

No início da criação do mundo, as histórias ficavam todas em um baú, aos cuidados de Nyame. Então Ananse, uma criatura metade homem e metade aranha, resolveu ir ao céu buscar histórias para contar.

Fala Aqui!

Este é o espaço para você falar com a CHC! Pergunta que a gente responde!