Três bonecas em uma!

Parece uma, mas são três. Estas são as bonecas russas, ou matrioskas, como são conhecidas na Rússia. Há várias maneiras de fazer essas bonecas, que são verdadeiras obras de arte por lá. A CHC ensina a fazer as três bonecas com materiais simples, que você deve ter em casa.

Você vai precisar de:

► Três bolas de encher (de festas de aniversário)
► Fita durex colorida (daquela mais resistente)
► Tintas coloridas, incluindo branca (guache ou de artesanato)
► Pincéis de vários tamanhos
► Cola branca
► Água
► Folhas de jornal, de revistas velhas e de papel de embrulho (mais grossinho)
► Papelão ou EVA (aquele material emborrachado que vende em folhas na papelaria)
► Estilete e tesoura
► Grampeador ou cola quente

 

Como fazer

Encha as bolas de aniversário, cada uma de um tamanho: pequeno, médio e grande (pense que uma deve caber dentro da outra). Passe a fita durex no meio das duas bolas maiores, que são as que você terá que abrir para colocar uma boneca dentro da outra. Misture a mesma quantidade de água e cola em um potinho e reserve.

Rasgue as folhas de jornal ou de revista em pedaços de vários tamanhos. Pegue uma bola, coloque os pedaços de papel por cima dela e vá passando cola com água, com a ajuda de um pincel. Cole o papel na bola até não aparecer nenhum pedacinho dela. Você deve cobrir a bola com pedaços de papel e cola duas vezes. Faça a mesma coisa com as outras bolas. Deixe secar por três horas. Depois, cubra as bolas com o papel de embrulho. Deixe secar por mais uma hora.

Depois que as bolas estiverem secas, peça a um adulto para cortar as duas maiores no lugar onde você colocou a fita durex. Vai dar para saber onde é porque a bola vai ficar mais fina nesse lugar, como se fosse a cintura da boneca. Então, corte tiras de papelão ou EVA e use grampeador ou cola quente para pregá-las por dentro de uma das partes que foram abertas, formando um círculo. Se usar cola quente, peça a ajuda de um adulto para não se queimar! O papelão ou o EVA servirão para encaixar uma parte da boneca na outra. Não é preciso cortar a boneca menor.

Passe uma camada de tinta branca nas bonecas. Deixe secar e desenhe o rosto e os traços do vestido. Use a imaginação e desenhe o que quiser: flores, corações, babados… Depois, pinte com a tinta colorida! Deixe secar e pronto!

Agora é só colocar uma boneca dentro da outra e brincar com as suas matrioskas!

 

Redação CHC

Matéria publicada em 25.07.2018

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Dinossauros, os ancestrais das aves!

É verdade ou mentira que as aves são parentes desses répteis fascinantes?