Tesouros do mar

Se alguém lhe contasse que é possível ter uma fazenda debaixo d’água, você acreditaria? E se chegasse a notícia de que a energia elétrica pode ser gerada com o vento que sopra sobre o oceano, você duvidaria? Pois tudo isso é verdade! Quer saber mais sobre estes e outros tesouros do mar? Prenda a respiração e mergulhe na leitura!

Para cultivar peixes cercados são construídos no mar, longe das ondas e da correnteza.
Foto Jebulon/Wikimedia Commons

Ma-ri-cul-tu-ra! Esse é o nome da prática de cultivar organismos do mar. As fazendas marinhas ficam na superfície ou debaixo d’água, e criam peixes, algas e mariscos. Mas qual a razão para expandirmos o cultivo para o mar? Vamos dar um passeio rápido pela nossa história…

Já faz muito tempo que o ser humano pratica a pesca. Desde então, as embarcações e os instrumentos utilizados na pescaria foram se aperfeiçoando. A pesca foi melhorando tanto que, por conta disso, algo aparentemente impossível começou a acontecer: a quantidade de peixes disponível para ser pescada na imensidão do mar começou a diminuir. É como se nos últimos tempos o ser humano tivesse feito o mar ficar mais pobre. O que fazer para mudar isso?

 

Monique Rached, Tássia Biazon e Alexander Turra
Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano
Universidade de São Paulo

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Open chat