Tesouros do mar

Se alguém lhe contasse que é possível ter uma fazenda debaixo d’água, você acreditaria? E se chegasse a notícia de que a energia elétrica pode ser gerada com o vento que sopra sobre o oceano, você duvidaria? Pois tudo isso é verdade! Quer saber mais sobre estes e outros tesouros do mar? Prenda a respiração e mergulhe na leitura!

Para cultivar peixes cercados são construídos no mar, longe das ondas e da correnteza.
Foto Jebulon/Wikimedia Commons

Ma-ri-cul-tu-ra! Esse é o nome da prática de cultivar organismos do mar. As fazendas marinhas ficam na superfície ou debaixo d’água, e criam peixes, algas e mariscos. Mas qual a razão para expandirmos o cultivo para o mar? Vamos dar um passeio rápido pela nossa história…

Já faz muito tempo que o ser humano pratica a pesca. Desde então, as embarcações e os instrumentos utilizados na pescaria foram se aperfeiçoando. A pesca foi melhorando tanto que, por conta disso, algo aparentemente impossível começou a acontecer: a quantidade de peixes disponível para ser pescada na imensidão do mar começou a diminuir. É como se nos últimos tempos o ser humano tivesse feito o mar ficar mais pobre. O que fazer para mudar isso?

 

Monique Rached, Tássia Biazon e Alexander Turra
Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano
Universidade de São Paulo

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!