Tem pássaro e avião na rota de colisão!

O avião é considerado um dos mais seguros meios de transporte. Dificilmente ocorrem acidentes aéreos, por isso é que, quando acontecem, assustam e se tornam notícia no mundo todo. Mas você sabe que as aves –isso mesmo! – podem colidir com um avião, fazer estragos na máquina e até causar sérios acidentes?

Ilustração Bruna Assis Brasil

Há cerca de 100 mil voos pelo mundo diariamente. No Brasil,já são mais de mais de um milhão de voos por ano,transportando milhões de passageiros.Esse vai e vem aéreo aumenta as chances dos acidentes com aves.

O primeiro acidente aéreo registrado em razão do choque com uma ave aconteceu em 1912, quando o avião pilotado pelo norte-americano Calbraith Rodgers colidiu com uma gaivota e caiu no sul do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O piloto morreu. Desde então, as colisões com aves já foram causa de morte de centenas de pessoas e de destruição de inúmeros aviões.

Eduardo Guimarães Santos,
Departamento de Ecologia,
Universidade de Brasília.

Ricardo Bomfim Machado,
Departamento de Zoologia,
Universidade de Brasília.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

De férias com as baleias

Quando acaba o verão no hemisfério sul, as baleias-jubarte vivem seu grande momento: é tempo de viajar, migrar, nadar muito!

Rios voadores

Não, o título não está errado! Esses rios são reais e podem estar passando agora mesmo por cima da sua cabeça!