Revolucionário dos mares

Conhecido como Almirante Negro, João Cândido liderou mais de 2 mil marinheiros contra a Lei da Chibata!

Liberdade! Essa devia ser a palavra preferida de João Cândido Felisberto, seguida de igualdade e justiça! O menino João nasceu em 24 de junho de 1880, no interior do Rio Grande do Sul. Era filho de escravizados, mas nasceu “livre”, em razão da Lei de 1871, conhecida como Lei do Ventre Livre. De acordo com essa lei, todos os filhos de escravizados que nascessem a partir daquela data estariam livres. Mas, na prática, as crianças permaneciam junto aos pais, vivendo a mesma realidade do cativeiro. Essa era uma época em que a escravidão já estava em crise, havia intensa luta dos escravizados em busca da liberdade – fugas em massa, revoltas e formação de quilombos são alguns exemplos. Essas experiências marcariam profundamente a trajetória de João Cândido.

Após a abolição da escravidão, que aconteceu em 1888, ele saiu com os pais da fazenda onde nasceu e foi para a cidade. Com apenas 13 anos, lutou nas tropas do governo do estado gaúcho durante a Revolução Federalista, um movimento que ocorreu no Sul do país contrário ao governo do então presidente Floriano Peixoto. Em 1895, alistou-se na Marinha do Brasil, na Escola de Aprendizes de Marinheiros de Porto Alegre, mas foi enviado, no final do mesmo ano, para servir no Rio de Janeiro, então capital federal. Na Marinha, o marujo João Cândido passou por várias experiências: aprendeu a ler, a escrever, a fazer contas, a usar diversas técnicas de navegação e viajou pela América, África e Europa.

 

 

 

Reprodução

roberta

 

Robertha Triches

Professora do Departamento de História do Colégio Pedro II
Doutora pela Universidade Federal Fluminense

Sou professora de História e adoro falar sobre as personalidades que marcaram o Brasil de outras épocas!

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?