Restaurador(a) de obras de arte!

Tudo no mundo envelhece. Esculturas e pinturas também! Quer dizer, elas se degradam com o passar do tempo, com a exposição à luz, às mudanças de temperatura, à umidade… Para manter as obras de arte em bom estado de conservação entra em cena o restaurador, ou melhor, o conservador-restaurador!

Esse (ou essa!) profissional estuda muito a história das obras de arte, os artistas e os materiais usados para produzi-las. Com essas informações, é que tenta manter ou devolver a “forma” original da obra. Mas se engana quem acha que para uma obra ser restaurada ela precise ficar “novinha em folha”. Uma obra deve ser restaurada para que volte a funcionar como uma obra de arte, ou seja, para conservar a expressão do artista e ser apreciada pelo público.

Quem explica com mais detalhes tudo isso é o Daniel Aguiar, coordenador do Laboratório de Estudos em Ciências da Conservação da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Uma entrevista exclusiva que a CHC compartilha com você!

Ilustração Lula Palomanes

Ciência Hoje das Crianças: Conservadores e restauradores de obras de arte também são artistas?

Daniel Aguiar: Não necessariamente! Apesar de, em vários casos, ser desejável que conservadores-restauradores tenham habilidades técnicas parecidas com as de um artista, não se exige que eles tenham a mesma capacidade criativa.

CHC: Qual é o maior inimigo de uma obra de arte?

Daniel: Que pergunta difícil! Para responder, precisamos saber qual tipo de obra estamos estudando, onde essa obra está, de que materiais é feita etc. Existe uma área da conservação-restauração que lida justamente com essa avaliação de riscos. Não é uma tarefa simples… Por exemplo, os riscos para esculturas de bronze são diferentes no litoral e no interior do Brasil. O mesmo vale para objetos de mármore, se estão expostos ao ar livre ou dentro de um museu. Mas a maior ameaça mesmo a uma obra de arte é o desconhecimento de quem trabalha com ela.

Elisa Martins

Jornalista, especial para a CHC.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Fala Aqui!

Este é o espaço para você falar com a CHC! Pergunta que a gente responde!

Um lugar que mistura história e diversão

Imperadores, vikings, trens, aviões, química, doces, magia, fantasmas... Tudo isso faz parte de York, na Inglaterra!