Por que quando duas pessoas combinam dizemos que elas têm química? E o que quer dizer quando alguém reclama que um produto ou alimento têm química? Essas e outras perguntas só podem ser bem respondidas… por um químico – ou por uma química, é claro!

Claudia Rezende, professora de química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) explica que, na verdade, tudo que vemos ao nosso redor tem química. Isso porque a química estuda o que está escondido nos seres vivos, nas plantas, nos microrganismos… e tenta entender do que elas são compostas e como funcionam.

Nessa entrevista, você vai descobrir que as possibilidades profissionais para quem se forma em química são bem variadas – podem até trabalhar para resolver crimes!

Ilustração Cruz

Ciência Hoje das Crianças: Todo químico (ou química) já teve um laboratório cheio de tubos de ensaio para fazer experimentos, como mostram nos desenhos? O que é a química, afinal?

Claudia Rezende: Durante muito tempo existiram brinquedos que vinham com esses tubos de ensaio. Os desenhos animados mostravam assim também. Mas depois esses brinquedos foram proibidos por causa do manuseio de algumas substâncias, que podiam ser perigosas. Hoje alguns brinquedos voltaram, mas com restrições. Fazer experimentos é superimportante para quem gosta de química. É a base dessa ciência. A química é uma ciência que observa o que acontece na natureza e no dia a dia das pessoas, o que está escondido nas coisas, e tenta entender como elas funcionam. Também estuda como as coisas são compostas. Por que a pedra é uma pedra? O que tem dentro de uma planta? Por que a folha tem aquela estrutura? Tudo que está ao nosso redor é feito de moléculas, que por sua vez se estruturam em partículas muito pequenas, chamadas átomos. A química estuda como essas moléculas interagem e se unem para formar o que enxergamos. É um bocado de coisa! A Química é muito legal.

Elisa Martins,
Jornalista, especial para a CHC.

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?