Quero saber…

… se os sapos cantam mais no inverno ou no verão?

Ilustrações Walter Vasconcelos

A cantoria no brejo é garantida nas duas estações. A maioria das espécies de anfíbios anuros (que inclui sapos, rãs e pererecas) prefere cantar na época mais quente do ano, mas outras preferem o tempo mais frio. Isso porque cada espécie responde de forma diferente ao clima. As chamadas pererecas-de-inverno (Boana bischoffi), por exemplo, conseguem cantar e alegrar o brejo nas noites frias. Esse comportamento provavelmente é resultado de como as espécies evoluíram em relação ao clima ao longo do tempo. E é influenciado pela região onde a espécie surgiu, como a Amazônia (onde é quente o ano todo) ou nos Pampas (onde faz um frio danado no inverno!).

Essa divisão é muito importante para a estabilidade das espécies. Imagine se todos os sapos tivessem o mesmo gosto pelo verão? Os brejos ficariam superlotados nesta estação. E a covid-19 já nos mostrou o problema de muita gente junta no mesmo lugar: transmissão de doença. Se por acaso um vírus chegasse ao brejo durante o verão e todas as espécies de anuros da região estivessem ativas cantando, todas seriam contaminadas, e aquela comunidade de anfíbios seria extinta. Isso traria um prejuízo enorme para o ecossistema!

Com essa alternância de atividades no brejo, a comunidade de espécies fica mais resistente ao desenvolvimento de doenças e catástrofes, como uma enchente. Se por algum motivo as espécies que cantam em uma época desaparecerem, ainda haveria outras espécies para continuarem cantando no mesmo brejo, mesmo que em época diferente. E você, gosta mais dos dias frios ou quentes para brincar?

Diogo Borges Provete e Karoline Ceron
Instituto de Biociências
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil