Quero saber…

… se macacos conseguem escalar paredes?

Ilustrações Jaca

Pode apostar que sim, eles fazem um tipo de rapel de macaco! Foi isso que chamou a atenção de alguns pesquisadores que recentemente visitaram Ilhabela, município-arquipélago localizado no litoral norte de São Paulo. Por lá, a Mata Atlântica é muito exuberante e está protegida por um Parque Estadual. Nesse ambiente livre de caçadores, os macacos-prego se divertem à vontade e foram vistos fazendo rapel, ou seja, subindo e descendo um imenso paredão, carregando o que parece ser algum fruto. Devia ser algo muito saboroso para compensar essa escalada toda!

Cibele R. Bonvicino
Divisão de Genética
Instituto Nacional de Câncer

Salvatore Siciliano
Laboratório de Biodiversidade
Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz

Arlaine Francisco
Projeto Baleia à Vista

Será que este ano tem a “Estrela de Belém”?

Vamos investigar se o fenômeno no céu de 2020 se parece com o da história dos Três Reis Magos.

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.