Quero saber…

…se crianças têm menos risco de se infectarem com o novo coronavírus.

 

Ilustração Marina Vasconcelos

 

O risco de infecção é o mesmo para crianças e adultos. O que acontece é que, na maioria dos casos, as crianças desenvolvem sintomas bem mais leves da doença, em comparação a adultos e idosos. Às vezes, crianças nem apresentam sintomas. Não sabemos ao certo por que isso acontece. Uma suspeita dos pesquisadores é que as crianças tenham uma resposta diferenciada das defesas naturais do corpo (o nosso sistema imunológico) ao novo coronavírus. Lembre que a covid-19, transmitida pelo vírus SARS-CoV-2, é uma doença nova. Faz apenas alguns meses que o mundo todo convive com ela. Ainda precisamos aprender muito sobre suas formas de transmissão, sintomas e tratamento.

 

Juliana Cortines

Departamento de Virologia
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Oceanógrafo (a)!

Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!

Transporte de água

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!