Quero saber…

…se é verdade que todo mundo vai pegar o novo coronavírus?

Ilustração Jaca

É verdade que todo pode pegar o novo coronavírus. Muito provavelmente ele só vai sumir depois de ter infectado todo mundo, ou talvez nem depois disso. E como de todas as pessoas vivas até hoje pouquíssimas pegaram o novo coronavírus, são quase 500 mil recuperados até agora, todo mundo pode pegar. Se ele vai pegar todo mundo, depende do nosso esforço. Ele só não vai pegar todo mundo se a gente conseguir atrasar o tempo que ele tem para rodar o mundo, dando tempo para de desenvolver vacinas para proteger todas as pessoas – essa é a melhor proteção que a gente pode ter. Então, o novo coronavírus tem o potencial de pegar todo mundo. Eu espero que ele não pegue todo mundo até a gente ter uma vacina para se prevenir.

Átila Iamarino
Instituto de Ciências Biomédicas
Universidade de São Paulo
Canal no YouTube: Nerdologia

Será que este ano tem a “Estrela de Belém”?

Vamos investigar se o fenômeno no céu de 2020 se parece com o da história dos Três Reis Magos.

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.