Quero saber…

…se é verdade que a Doença de Chagas é transmitida pelas fezes.

Sim! Muitas doenças são transmitidas direta ou indiretamente pelas fezes. A doença de Chagas é uma delas, transmitida pelas fezes de um inseto da família Reduviidae, contaminados pelo o protozoário Trypanosoma cruzi. Esses insetos picam as pessoas no rosto, enquanto dormem, por isso são chamados de chupão ou de barbeiro. O barbeiro faz cocô no local onde suga o hospedeiro (a pessoa), que, ao coçar, ativa a ação do protozoário na pele ferida,  transmitindo a doença.

Outros insetos também transmitem micro-organismos que causam doenças por meio das suas fezes. A bactéria Bartonella quintana está presente nas fezes do piolho humano e do piolho que infesta os gatos. Essa bactéria é causadora da febre das trincheiras, também conhecida como febre de cinco dias ou febris quintana, que adoeceu os soldados da primeira e da segunda guerra mundial.. A pulga Pulex irritans também transmite doença através das fezes, recebendo as seguintes denominações: febre bubônica ou peste ou bubônica ou ainda tifo murino. A peste ainda não foi totalmente exterminada da nossa sociedade, pois ainda hoje ela pode causar a morte em alguns lugares do mundo. No passado, a doença dizimou parte da população da Europa entre os séculos 14 e 17.

Barbeiro
Foto Thierry Heger/Wikimedia Commons

Neuza Rejane Wille Lima
Suzete Araujo de Oliveira Gomes
Luiz Mors Cabral

Luiz Antônio Botelho Andrade
Helena Rodrigues Lopes
Otílio Machado Pereira Bastos

Instituto Biomédico,
Universidade Federal Fluminense.

Em um gigante de gelo e lava!

Um vulcão no Chile, coberto de neve, que pode entrar em erupção a qualquer momento.

Abelhas em apuros!

Já ouviu falar que as abelhas estão desaparecendo em várias regiões do nosso planeta? Infelizmente, não é notícia falsa. Mas por que isso está acontecendo? E por que o desaparecimento das abelhas é uma preocupação?