Quero saber…

…se é possível contar as células?

Células são pequenas partes que juntas compõem os órgãos, inclusive a pele. Mas será que é possível contá-las, uma por uma? É sim! E não só as células humanas, mas as de outros animais e das plantas também.

A análise das células (para saber se estão saudáveis ou não) é feita por especialistas que trabalham com citometria de fluxo. O nome é complicado, mas o trabalho é muito legal! Cito dá ideia de célula, enquanto metria quer dizer medir ou contar. Ah, sim! E fluxo é o líquido no qual se coloca o material a ser analisado. Resumindo: a citometria de fluxo é uma técnica para contar e analisar células (ou outras partículas) que estão mergulhadas em um líquido específico. O material coletado para análise é depositado em um aparelho que se chama… citômetro de fluxo, claro! E que está ligado a um computador, que vai registrando todas as informações sobre as células analisadas.

A técnica permite identificar se uma célula está bem ou não, além de identificar a quantidade de elementos presentes nela. Com esse aparelho também é possível também saber a qualidade dos grãos de pólen de determinada planta, entre outras funções.

Adalberto Pastana Pinheiro

Professor de Ciências e Biologia
Secretaria Municipal de Belo Horizonte

Daniela Silva dos Reis

Laboratório de Citometria de Fluxo
Universidade Federal de Minas Gerais

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Open chat