Quero saber…

…se é possível contar as células?

Células são pequenas partes que juntas compõem os órgãos, inclusive a pele. Mas será que é possível contá-las, uma por uma? É sim! E não só as células humanas, mas as de outros animais e das plantas também.

A análise das células (para saber se estão saudáveis ou não) é feita por especialistas que trabalham com citometria de fluxo. O nome é complicado, mas o trabalho é muito legal! Cito dá ideia de célula, enquanto metria quer dizer medir ou contar. Ah, sim! E fluxo é o líquido no qual se coloca o material a ser analisado. Resumindo: a citometria de fluxo é uma técnica para contar e analisar células (ou outras partículas) que estão mergulhadas em um líquido específico. O material coletado para análise é depositado em um aparelho que se chama… citômetro de fluxo, claro! E que está ligado a um computador, que vai registrando todas as informações sobre as células analisadas.

A técnica permite identificar se uma célula está bem ou não, além de identificar a quantidade de elementos presentes nela. Com esse aparelho também é possível também saber a qualidade dos grãos de pólen de determinada planta, entre outras funções.

Adalberto Pastana Pinheiro

Professor de Ciências e Biologia
Secretaria Municipal de Belo Horizonte

Daniela Silva dos Reis

Laboratório de Citometria de Fluxo
Universidade Federal de Minas Gerais

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Histórias de uma coisa que todo mundo faz

Você pode estar em casa, na maior tranquilidade, quando bate a vontade. Pode também estar na escola e ficar meio com vergonha de saberem que foi você quem fez. Pode ainda estar na rua e ter de correr para achar um lugar onde possa fazer...

Nariz para fazer som!

Esse conhecimento, que é passado de uma geração para outra, também pode ser compartilhado com pessoas de fora daquele grupo, seja desinteressadamente ou, por exemplo, com o propósito de conservar o ambiente em que vivemos.