Quero saber…

…quantas espécies de lagartos existem no Brasil e onde eles moram?

Os lagartos são répteis. E são reconhecidas cerca de 11 mil  espécies de répteis no mundo. O Brasil está em 3º lugar com aproximadamente 800 espécies, das quais cerca de 760 formam o grupo dos chamados répteis escamados, que inclui anfisbenas, lagartos e serpentes. É difícil definir o número de espécies de lagartos brasileiros porque estesanimais não formam um grupo natural. Vamos entender melhor…

Embora o corpo coberto por escamas e as patas formem a imagem mais comum que temos dos lagartos,alguns subgrupos desses animais também apresentam redução ou mesmo perda completa de patas. Por isso, podem ser mais parecidos com as anfisbenas e serpentes do que com os lagartos clássicos. Mas, vamos à resposta: considerando os répteis escamados tradicionalmente reconhecidos como lagartos, o Brasil tem atualmente cerca de 280 espécies, sendo que, em média, cinco novas espécies são descobertas a cada ano no país.

Essas espécies podem apresentar hábitos de vida muito diferentes, havendo lagartos cavadores (que vivem na terra), semi-aquáticos (que vivem na terra e na água) ou arborícolas (que vivem em cima das árvores). Estes animais são encontrados em praticamente todo o Brasil (exceto nos mares), mas podem viver em ambientes de água doce, como rios e lagos, ou até em ambientes desérticos, como dunas e restingas.Tanto nas florestas com baixas ou elevadas altitudes, quanto em ambientes abertos como nos Pampas, Cerrado ou Caatinga, eles estão presentes!Até mesmo nas cidades, sabe aquelas lagartixas-de-parede? São lagartos e podem estar agora na sua casa!

 

Paulo Passos e Pedro Pinna.

Setor de Herpetologia,
Museu Nacional/UFRJ.

…por que é importante descansar e tirar férias?

No verão, o calor aumenta, as pessoas (crianças e adultos) se dão conta de que mais um ano se passou e se sentem cansadas.Mas, ao mesmo tempo, estão satisfeitas por terem feito tanta coisa: estudaram, praticaram esportes, se divertiram, trabalharam, fizeram novas amizades… E você? Como foi seu ano? Muitas e muitas conquistas, sem dúvida!E também algumas frustrações, normal… Afinal, as coisas geralmente não acontecem exatamente como planejamos, daí o desafio de aprender a se adaptar, constantemente, para crescer e aprender.

A cada nova experiência, a gente tenta aproveitar da melhor forma as oportunidades que surgem, como quando fazemos um passeio inédito, conhecemos o novo vizinho, recebemos a dica de um ótimo livro para ler, nos reunimos com a turma para aprender um novo jogo…E sabe qual é o melhor período do ano para brincar de mudar tudo, virar pelo avesso, sair da rotina, olhar para dentro da gente, celebrar todos os aprendizados e conquistas que realizamos a cada ano? Isso mesmo: as FÉRIAS!

No período de férias podemos fazer tudo meio ao contrário do que fizemos o ano todo, recarregar a bateria, descobrir coisas novas!Além de ser a época do ano mais dedicada à diversão, esse período de descanso representam uma saudável e importante oportunidade de relaxar, repor as energias para mais um ciclo que chegará em breve. Para dar o necessário descanso ao corpo e à mente, é que elas existem, que bom, não é?

Por isso, nessas férias de verão, esperamos e desejamos que todos vocês, leitores da CHC, tenham se cuidado, descansado, passado os melhores momentos junto aos familiares, aos amigos mais queridos e…com vocês mesmos!Olhando para dentro da gente, aprendemos mais sobre os próprios desejos e sentimentos.

 

Márcia Stein,

Editora Científica,
Ciência Hoje das Crianças.

…quando foi criado o primeiro videogame?

Essa não é uma pergunta muito fácil de responder.Mas vamos ver! O primeiro jogo que rodou em um computador, e foi desenvolvido para divertir, foi o Tennis for Two, apresentado em uma tela de osciloscópio (uma caixa retangular com uma tela, que parecia um rádio antigo), em 1958(Figura 1). Antes disso, em 1952, já havia sido desenvolvido um jogo para computador tipo “jogo da velha”, mas para fins de pesquisas e estudos, o OXO. Ele só podia ser jogado no computador da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e foi criado para estudar a interação entre o ser humano e o computador(Figura 2).

Em 1962, o jogo Spacewar foi desenvolvido para rodar em um recém-criado computador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Existiam alguns computadores parecidos no mundo, de forma que o jogo se espalhou muito rapidamente, e em pouco tempo pôde ser encontrado em qualquer instituição de pesquisa que possuísse um computador na época. Era um joguinho com duas naves próximas a uma estrela (e, portanto, atraídas por seu campo gravitacional) que atiravam uma em direção à outra e podiam ser controladas por meio de propulsores (tecnologia que dá impulso). Com o passar do tempo o jogo foi ganhando melhorias, pois todo bom programador queria dar sua contribuição ao projeto.Você ainda pode jogar Spacewar pela internet.(Figura 3)

Fotos Wikimedia Commons/Ilustração Mariana Massarani

 

O primeiro vídeo game comercial, tipo Arcade ou Fliperama, como é conhecido no Brasil, para ser jogado inserindo uma moeda em uma máquina, foi Computer Space, lançado em novembro de 1971.O jogo consistia em um foguete, pilotado pelo jogador, batalhando contra dois discos voadores em um fundo estrelado, inspirado no Spacewar, cujos criadores fundaram posteriormente a famosa Atari.(Figura 4)

O primeiro vídeo game para ser utilizado em um aparelho comum de TV foi o Magnavox Odyssey, lançado nos EUA em setembro de 1972, que possuía 28 jogos. (Figura 5)

Hoje existe uma infinidade de jogos que você, certamente, deve conhecer, para TV, celular e telas de computador… Pode até me dar umas dicas!

 

Eder Cassola Molina,

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas,
Universidade de São Paulo.

Matéria publicada em 14.02.2019

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Tem como jogar em computadores os jogos;Gartic e um local onde você pode encontrar vários jogos, chamado Friv!!!

    Publicado em 5 de maio de 2019 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.