Quem foi Tiradentes?

Dentista, comerciante, militar, herói ou revolucionário?

Joaquim José da Silva Xavier, apelidado Tiradentes, é considerado o líder de uma das mais famosas tramas contra o domínio de Portugal sobre o Brasil: a Conjuração Mineira. Foi considerado um traidor pelos governantes portugueses e tratado como herói pelos brasileiros que apoiavam uma nova forma de governo, a república (onde o líder da nação é o presidente).  Prova da sua importância é que todo dia 21 de abril, data da sua morte, é feriado no Brasil.

Joaquim nasceu em 1746, em Minas Gerais. Era filho de Antônia Encarnação Xavier e de Domingos da Silva Santos. Tinha seis irmãos e foi alfabetizado por um dos mais velhos, que também tinha o nome de Domingos, como o pai. Com pouco mais de 10 anos de idade, o menino ficou órfão e foi criado pelo padrinho com quem aprendeu noções de medicina e o ofício de dentista. Por isso, ganhou o apelido de Tiradentes.

 

Pintura de Oscar Pereira da Silva/Wikipédia

 


pedro_krause

Pedro Krause

Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sou professor de História e adoro falar sobre as personalidades que marcaram o Brasil de outras épocas!

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?