Profissional de divulgação científica!

Ilustração Bruna Assis Brasil

Que o coronavírus é o assunto de 2020 nós já sabemos. Todo dia notícias sobre novos estudos e a busca por uma vacina são divulgadas na internet, nos jornais, nas revistas, na TV… Mas você já parou para pensar como todas essas novidades saem dos centros de pesquisa, laboratórios e universidades do mundo todo e chegam até você?
É que ao lado dos cientistas e pesquisadores trabalham pessoas que adoram contar casos e histórias sobre as descobertas do mundo da ciência. São os/as profissionais de divulgação científica!
Para entender o que eles/elas fazem, a CHC perguntou à cientista Débora d’Ávila Reis, que é também divulgadora de ciência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e criadora da Universidade das Crianças. E ela conta logo: “O profissional de divulgação cientifica fala sobre os sucessos da ciência, que são muitos, mas também das coisas que deram errado!”.

Elisa Martins,
Especial para a Ciência Hoje das Crianças

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?