Plástico feito de leite

Pode parecer estranho, mas o leite tem substâncias que podem ser transformadas em plástico! Até algumas décadas atrás, o leite era usado para fazer muitos enfeites, como miçangas, botões e outras joias. Esse material é chamado de plástico de caseína. Vamos fazer?!

Ilustração Marcelo Badari

Você vai precisar de:

  • leite
  • 3 vinagre branco
  • colher ( de chá)
  • coador
  • panela
  • tigela(ou copo)
  • papel toalha
  • um adulto

 

Como fazer?

Peça ajuda de um adulto para aquecer 200 mililitros de leite em uma panela, mas não deixe ferver! Adicione quatro colheres (das de chá) de vinagre branco e mexa por 20 segundos. Filtre o leite no coador com a ajuda de um adulto, porque pode estar quente! Você vai ver que bolinhas brancas de leite coalhado ficaram no coador. Coloque a coalhada em cima de uma pilha de três folhas de papel toalha. Junte todos os pedaços de coalhada formando uma massa – se quiser aproveitar para fazer uma escultura, vá em frente! Você pode usar aquelas forminhas de areia de praia. Deixe a massa branca secar por dois dias e você verá que a massa endureceu e ficou com a aparência de um plástico.

 

O que aconteceu?

O leite é muito rico em uma proteína chamada caseína, que pode se desnaturar e ficar com a aparência de um plástico. Isso ocorre porque o vinagre reage com o leite e faz com que as moléculas de caseína se desdobrem e se reorganizem, formando a coalhada.

A Redação

Outras ideias

Além do vinagre, existem outros ácidos que encontramos na cozinha – suco de limão, refrigerante, suco de tomate… será que alguns desses ácidos comuns funcionam melhor do que outros para fazer plástico de caseína?

Matéria publicada em 06.08.2021

COMENTÁRIOS

  • Alunos do 5° ano E.E Renato Rezende

    Olá revista CHC!!!
    Somos alunos do 5° ano, e gostamos muito da matéria, achávamos que não era possível transformar o leite liquido em plástico, mudando não só o estado da matéria como também a função do produto em si, que era um alimento e foi transformado em miçangas e acessórios.
    Precisamos que esclareçam um ingrediente, pois na lista de ingredientes aparece “3 vinagre branco” e no modo de preparo aparece “4 colheres de chá de vinagre” então estamos com dúvida na proporção real do vinagre.
    Adoramos ler a revista CHC e a CH. Só essa semana fizemos a leitura de um artigo e duas notícias, realizando duas cartas de leitor e este comentário que estão lendo agora. Sempre na nossa sala no momento de leitura, usamos esta revista para fazer textos de curiosidades; Você sabia que; Ficar informado e passatempos.
    Um abraço, e aguardamos ansiosos as próximas reportagens
    Galerinha do 5° ano A.

    Publicado em 20 de agosto de 2021 Responder

  • Giovanne Leal

    Olá CHC, adorei a revista, eu sou aluno do 5° ano A e quero saber se pra fazer qual proporção real do vinagre branco, aguardo a resposta,
    abraço

    Publicado em 20 de agosto de 2021 Responder

  • Cinthia Araujo Pereira

    Bom dia, sou a prô Cinthia da E.E.Renato de Azevedo Rezende que fica em Atibaia, e tenho muuuito orgulho dessa galerinha linda do 5º ano A. O brigada CHC, por contribuir com nossa aprendizagem, vocês realizam um excelente trabalho.
    Abraço!!!

    Publicado em 20 de agosto de 2021 Responder

  • Isis Montouto Bicas

    Prezada Redação da CHC,

    Olá, tudo bem? Li a matéria sobre Plástico feito de leite e achei muito legal a pesquisa. Nunca imaginei que leite poderia ser usado para fazer enfeites, miçangas, botões e outras joias.

    Fiquei na dúvida oque é coalhada, pesquisei no dicionário e entendi, mas não entendi oque vocês disseram com 3 vinagre branco.

    Abraços, tchau.

    Publicado em 27 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

O engenheiro da lama

Um mergulho no manguezal pode revelar muitas curiosidades sobre o caranguejo-uçá!

Fora da Terra

Em uma viagem fora da Terra, podemos descobrir como os satélites nos ajudam a perceber mudanças e medir a superfície do planeta.

Open chat