Planeta anão? Ah, não… que confusão!

Por que Éris, Ceres, Plutão e outros mudaram de categoria?

Em 2006, a comunidade astronômica profissional classificou no Sistema Solar apenas oito corpos como “planetas”. Plutão foi rebaixado à categoria de “planeta anão”. Ao mesmo tempo, o até então asteroide Ceres “subiu de posto”, passando também a ser classificado como “planeta anão”. Mas por que isso foi feito? Essa é mais uma prova de como a ciência, que não para de caminhar, traz sempre muitas novidades!

No final do século passado, houve uma grande melhoria na capacidade de observação, com novos telescópios maiores e/ou melhores. Ganhamos, por exemplo, a possibilidade de identificação de planetas em outros sistemas estelares. Assim, começamos a poder ver corpos mais longe do Sol, mas ainda rodando ao redor dele.

PLUTÃO

Os corpos que passamos a conhecer para além de Plutão eram todos de tamanho parecido com ele. Até que identificaram um com mais massa! Bem humorada, a comunidade o batizou de “Éris”, a deusa grega da discórdia, a responsável pelo início da Guerra de Troia.

Mas não foi só isso que levou à criação da nova categoria de corpos ao redor do Sol. A dinâmica celeste, ramo da astronomia que estuda como os corpos celestes estão, onde estão e como ali se movem, deu também a sua contribuição: os corpos para além de Netuno estariam lá porque foram expulsos no processo de formação dos planetas. Plutão seria apenas o primeiro entre os grandes excluídos.

ERIS

Em 2006, os astrônomos profissionais do mundo, que fazem sua assembleia geral de três em três anos, estavam reunidos em Praga, capital da República Tcheca. Na pauta de discussões: “tudo que é redondo e roda diretamente ao redor de uma estrela é um planeta?”. Para defender seus estudos estavam, de um lado, os cientistas da dinâmica celeste, vários estudiosos de sistemas planetários e os educadores (para estes, era complicado no ensino básico trabalhar com uma lista agora interminável de “planetas”); do outro lado, basicamente, astrônomos americanos que queriam preservar o lugar de planeta daquele que haviam descoberto.

A explicação vitoriosa foi a seguinte: pra ser planeta, o corpo tem também de “mandar no seu pedaço” (essa expressão é minha!). Isso quer dizer que Plutão dá três voltas ao redor do Sol enquanto Netuno realiza duas. Como Plutão, estavam identificados muitos outros que tinham esta mesma proporção no período de suas órbitas e, por isso, foram chamados “plutinos”. No fundo, os plutinos sofrem tanto a ação do Sol quanto de Netuno. Mas todo planeta gira em torno do Sol por influência de nosso “astro-rei”, não é mesmo? Assim, ficou claro que Plutão não “mandava no seu pedaço”. Quem também “manda no pedaço” de Plutão é Netuno, que manda ainda em todos os plutinos!

Ser cientista é um barato, não é mesmo? Mas ainda é necessário mais investimentos e a valorização da ciência no Brasil. Quem sabe, quando você estiver mais crescido não estaremos vivendo uma nova era, mais favorável aos pesquisadores.


Jaime Fernando Villas da Rocha,
Departamento de Física,
Instituto de Biociências,
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Membro do Interdisciplinary Center for the Unknown

Sou astrônomo e, claro, um apaixonado pelos astros – a começar pelo planeta em que vivemos. Este espaço fala de como vemos o Espaço, incluindo a Terra.

Matéria publicada em 17.09.2020

COMENTÁRIOS

  • Leonardo Vasco de Mattos

    Obrigado por me informer iso!???

    Publicado em 23 de setembro de 2020 Responder

  • jorescrebaldo

    nao li mais vou ler kkkkkkkkkkkkkk

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • isaac

    o planeta e gigante

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • DÁLIA

    OLA EU SOU A DÁLIA E ADOREI A REPORTAGEN DO PLANETA ANÃO , E EU E A MINHA ESCOLA LEMOS VARIAS NOTISIAS DE VCS

    Publicado em 9 de outubro de 2020 Responder

  • Magno henrique

    Ola meu nome e magno ajei legal tenho corosidade da lua e essa me vez saber mais sobre a lua

    Publicado em 5 de novembro de 2020 Responder

  • Ian Kenzo Tamagusku

    Olá eu me chamo Ian da escola Ensino Estadual Marechal Floriano e 11 anos de idade, tudo bem com você? Espero que sim! Vamos falar do que eu achei sobre esse texto, antigamente eu já sabia que plutão era um mini-planeta ou um ”anão” podemos dizer, esse texto mostrou a confirmação e a evolução para poder saber que plutão era um anão não um planeta então achei muito interessante esse texto, espero que tenha mais um texto que tenha o mesmo assunto, mas, falando sobre outro sistema com outra estrela que não é o Sol. Obrigado se você leu ou a CHC tchau!⠀

    Ian Kenzo Tamagusku, 11 anos, E. E. Marechal Floriano.

    Agradeço pela compreensão!

    Publicado em 1 de dezembro de 2020 Responder

  • Vítor de araújo

    Olá Chc.
    Me chamo vítor de araújo,estudo na Escola Estadual Marechal Floriano e sou de são paulo.Eu ja sabia que o plutão era o planeta anão,mas foi bem legal saber a confirmação e a evolução pra poder saber que plutão não era um planeta.Gostaria que vocês falassem sobre outros planetas além de Plutão e Eris.
    Obrigado pela atenção.

    Publicado em 1 de dezembro de 2020 Responder

    • O odiota

      Oi VITINHO!!

      Publicado em 2 de dezembro de 2020 Responder

      • Rayssa

        Meu quem e vc primeiro

        Publicado em 2 de dezembro de 2020

  • ryan oliveira

    Olá Chc.Me chamo Ryan de Oliveira do Amparo Silva,Estudo na Escola Estadual Marechal Floriano, Muito interessante a Materia que fala sobre plutão, eu ja sabia que Plutão não era Conciderado um Planeta e foi Rebaixado para ´´Planeta Anão´´.Gostaria que falesse mais sobre outros Planetas,Tipo Jupiter, e Saturno Gostaria muito

    Publicado em 1 de dezembro de 2020 Responder

  • ryan oliveira

    Obrigado pela atencão,

    Publicado em 1 de dezembro de 2020 Responder

  • francisco doido

    Parabens seu texto ficou bem legal me ajudou muito na lição de casa obrigado.

    Publicado em 10 de dezembro de 2020 Responder

  • Bernardo Ornellas Reis

    oi chc lembram de mim sou o bernardo gostei muito da revista do planeta anão que é o plutão adorei tambem é é bem legal coisas do planeta né tchau

    bernardo jaú/sp

    Publicado em 18 de fevereiro de 2021 Responder

  • Letícia Gomes

    Olá! eu já sabia que plutão era um “mini” planeta, mas agora com esse texto, tive a confirmação disso, além de ter me informado muito mais do que eu sabia! Muito obrigado por dedicar seu tempo escrevendo essa matéria, sempre ajuda os alunos!

    Publicado em 31 de maio de 2021 Responder

  • Augusto Pirani Cardoso

    OLA ChC eu achei bem legal e interessante e eu ja sabia que ele e mini mas foi meio entediante

    Publicado em 16 de agosto de 2021 Responder

  • ???

    … You really g

    Publicado em 27 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.