Pequenas agricultoras

As formigas cortadeiras cultivam seu próprio jardim dentro do formigueiro.

Você já deve ter observado algumas vezes aquela fileira enorme de formigas carregando folhas picadinhas para um formigueiro. Mas se você, assim como eu, sempre imaginou que todas aquelas folhinhas são para compor um enorme banquete de salada para as formigas, você se enganou. É que as formigas cortadeiras não comem folhas, mas sim fungos! Calma, que eu explico.

Formigas cortadeiras, como as saúvas, são especializadas em cultivar fungos. Os pedacinhos de folhas que elas cortam são levados para câmaras especiais dentro dos formigueiros onde servirão como base para crescimento desses fungos. Essas câmaras são chamadas pelos cientistas de “jardins de fungos”. Mas cortar e carregar todas aquelas folhinhas é só o início de um trabalho minucioso de cultivo.

Saúvas carregam folhas para alimentar o fungo que cultivam no formigueiro.
Foto Adrian Pingstone/Wikimedia Commons
Um único formigueiro pode ter de centenas a milhares de “jardins de fungo”. Aqui vemos a rainha observando o trabalho das operárias, que cortam o fungo e alimentam as larvas.
Foto Alex Wild/Flickr

Já no formigueiro, as formigas limpam e trituram as folhas em pedacinhos ainda menores, para então empilha-los cuidadosamente nas câmaras de cultivo. Depois elas precisam “semear” o fungo, espalhando pedacinhos dele sobre todo o estoque de folhas, e ainda tem que adubá-lo, o que elas fazem usando o próprio cocô. Isso mesmo, você não leu errado!

Enquanto o fungo cresce é preciso ficar em constante vigilância, pois, como toda plantação, esta também está sujeita ao ataque de pragas. Neste caso, o principal inimigo natural é outro tipo de fungo, que elas não comem, mas que parasita e destrói o fungo cultivado. Qualquer pedacinho contaminado precisa ser cortado e levado para os depósitos de lixo do formigueiro, antes que se espalhe.

Mas o trabalho não termina aí. É que a principal utilidade do fungo cultivado é alimentar as larvas das formigas. E, como estas são imóveis e não podem comer por conta própria, as formigas adultas precisam colher pedacinhos do fungo e dar na boca de cada uma das larvas. Ainda bem que as formigas são ótimas em dividir tarefas!

Da próxima vez que ver formigas atacando as folhas em um jardim tente não se zangar e lembrar que elas estão fazendo isso para cultivar seus próprios jardins de fungos – que, aliás, também dão um trabalhão!

vinicius