Pequenas agricultoras

As formigas cortadeiras cultivam seu próprio jardim dentro do formigueiro.

Você já deve ter observado algumas vezes aquela fileira enorme de formigas carregando folhas picadinhas para um formigueiro. Mas se você, assim como eu, sempre imaginou que todas aquelas folhinhas são para compor um enorme banquete de salada para as formigas, você se enganou. É que as formigas cortadeiras não comem folhas, mas sim fungos! Calma, que eu explico.

Formigas cortadeiras, como as saúvas, são especializadas em cultivar fungos. Os pedacinhos de folhas que elas cortam são levados para câmaras especiais dentro dos formigueiros onde servirão como base para crescimento desses fungos. Essas câmaras são chamadas pelos cientistas de “jardins de fungos”. Mas cortar e carregar todas aquelas folhinhas é só o início de um trabalho minucioso de cultivo.

Saúvas carregam folhas para alimentar o fungo que cultivam no formigueiro.
Foto Adrian Pingstone/Wikimedia Commons
Um único formigueiro pode ter de centenas a milhares de “jardins de fungo”. Aqui vemos a rainha observando o trabalho das operárias, que cortam o fungo e alimentam as larvas.
Foto Alex Wild/Flickr

Já no formigueiro, as formigas limpam e trituram as folhas em pedacinhos ainda menores, para então empilha-los cuidadosamente nas câmaras de cultivo. Depois elas precisam “semear” o fungo, espalhando pedacinhos dele sobre todo o estoque de folhas, e ainda tem que adubá-lo, o que elas fazem usando o próprio cocô. Isso mesmo, você não leu errado!

Enquanto o fungo cresce é preciso ficar em constante vigilância, pois, como toda plantação, esta também está sujeita ao ataque de pragas. Neste caso, o principal inimigo natural é outro tipo de fungo, que elas não comem, mas que parasita e destrói o fungo cultivado. Qualquer pedacinho contaminado precisa ser cortado e levado para os depósitos de lixo do formigueiro, antes que se espalhe.

Mas o trabalho não termina aí. É que a principal utilidade do fungo cultivado é alimentar as larvas das formigas. E, como estas são imóveis e não podem comer por conta própria, as formigas adultas precisam colher pedacinhos do fungo e dar na boca de cada uma das larvas. Ainda bem que as formigas são ótimas em dividir tarefas!

Da próxima vez que ver formigas atacando as folhas em um jardim tente não se zangar e lembrar que elas estão fazendo isso para cultivar seus próprios jardins de fungos – que, aliás, também dão um trabalhão!


vinicius

Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos

Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.

Matéria publicada em 17.09.2020

COMENTÁRIOS

  • Fátima

    Olá meu nome é Fátima e eu estudo na Escola Construindo o Saber. Gostei bastante sobre essa matéria, tirou uma dúvida que eu tinha sobre oque as formigas faziam com o pedacinho de folha. Também quero pergunta como que as formigas se reproduzem?

    Publicado em 24 de setembro de 2020 Responder

  • Júlia Carvalho da Costa

    Olá meu nome é Júlia Carvalho da costa e tenho 8 anos, eu gostei muito da matéria das formigas, um beijo, tchau.

    Publicado em 27 de setembro de 2020 Responder

  • Maria Eduarda

    Olá meu nome é Maria Eduarda e estudo na escola Construindo o Saber. Essa matéria é bem interessante pelo fato de eu antes nunca ter imaginado que essas formigas, que já as vi em diversos locais, na verdade não comem as folhas que carregam, e sim as usam como forma de produzir alimentos. Achei incrível.

    Publicado em 27 de setembro de 2020 Responder

  • Alice Vitória Da Fé Teixeira Oliveira

    Gostei muito da matéria, agora não vou mais ficar chateada com as formigas quando pegarem folhas do jardim. beijos turma da CHC

    Publicado em 27 de setembro de 2020 Responder

  • Thales oliveira Andrade

    Olá, Meu nome é Thales oliveira Andrade sou de Macaé ,Rio de Janeiro
    Da escola Construindo saber .
    Acabei de ler a reportagem das pequenas agriculturas , gostei muito pois fala sobre o cotidiano das formigas!!?

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • Julia Pontes

    Ola! Meu nome é Julia sou de Parnamirim,Rio Grande do Norte.
    Sou aluna do 3o ano do Colegio Salesiano Dom Bosco.
    Amei saber sobre as formigas cortadeiras, elas são otimas agricultoras e deve ser muito deficil cavar tanto para fazer os formigueiros.
    Alem do mais, jamais imaginei que elas cultivassem fungos, achava que elas comiam as folhas, mas agora sei que eu estava enganada.
    Como e importante o trabalho delas para a alimentação das larvas atraves dos fungos cultivados por elas.

    Publicado em 29 de setembro de 2020 Responder

  • Rafaella Silveira.

    Oi,meu nome é Rafaella,sou de Jaraguá do Sul,Santa Catarina.
    Eu amei saber o processo da comida das formigas,apesar delas serem pequenas são muito fortes e inteligentes.Eu amei a matéria.
    Eu nunca imaginei que as formigas se alimentavam de fungos,e achei que elas realmente se alimentavam de folhas,porém agora que sei não me confundirem mais.

    Publicado em 29 de setembro de 2020 Responder

  • Vitor de araujo

    Olá escritores da CHC!
    Me chamo Vítor Araújo,e estudo na Escola Estadual Marechal Floriano e moro em São Paulo.Eu achei super legal a informação que vocês deram sobre as formigas.Descobri que elas não pegam as folhas para comê-las,mas sim para usar de isca.Gostaria que vocês falassem também sobre a Formiga-De-Fogo ,espero respostas.
    Tchau!

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

    • gesveldo santos

      tambem gosto da formiga de fogo

      Publicado em 2 de outubro de 2020 Responder

  • gesveldo santos

    tambem gosto da formiga de fogo

    Publicado em 2 de outubro de 2020 Responder

  • Giovanna Vitória Albuquerque da Silva

    As formigas são esperta.

    Publicado em 16 de outubro de 2020 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Cateretê

Dança tradicional (domínio público)

Bala que se transforma

A ciência costuma dar nomes engraçados para as coisas. Na mistura de água com açúcar, o açúcar é chamado soluto e a água, solvente.