Pela saúde das plantas

Levanta a mão quem sabe que 2020 foi declarado o Ano Internacional da Saúde das Plantas! Agora, levanta a mão quem sabe o porquê dessa escolha! Hummm… Será que você levantou a mão? Pelo sim, pelo não, lá vai a resposta: porque as plantas – os vegetais, em geral – são a base da vida terrestre. Para entender melhor essa história, você precisa vir com a gente!

Ilustrações Marcelo Badari

Para começar, vamos dar uma olhadinha nesta pirâmide:

Repare que na base da pirâmide está a representação do verde das plantas. Por quê? Porque as plantas são os produtores primários de energia para todos os demais seres vivos terrestres. Elas alimentam, isto é, transferem energia para os consumidores primários, que alimentam – transferem energia – para os consumidores secundários. O mesmo acontece com os consumidores terciários e os quaternários.

Como a vida é um ciclo sem pausa: os animais, depois de se alimentarem, depositam no solo os resíduos do que consumiram. Se você pensou que esses resíduos são xixi e cocô, acertou! A urina e as fezes dos animais, assim como os restos de seus corpos depois de mortos, serão alimento (energia) para os seres decompositores, que são os fungos e as bactérias. Decompondo os resíduos e a matéria morta, os fungos e as bactérias devolvem nutrientes para o solo. E quem vive fixo no solo? As plantas!

Você sabia que os humanos podem ser consumidores primários, secundários, terciários e quaternários? Pois é verdade. Mas produtores primários, isto é, a base de energia para os demais seres vivos, só as plantas são!

Através da raiz, as plantas absorvem a água e os nutrientes do solo. Essa mistura é chamada seiva e sobe pelo caule até chegar nas folhas. A energia da luz do Sol, por sua vez, também é absorvida pela folha através da clorofila, substância que dá a cor verde das folhas. A clorofila junto com a energia da luz solar transformam a seiva em uma nova substância chamada glicose, que vai se espalhar por todas as partes da planta, fornecendo energia para ela viver e crescer.

Fotossíntese

Quando os animais se alimentam das plantas, eles absorvem parte dessa energia. E, quando outros animais se alimentam dos animais que se alimentaram das plantas, recebem energia também. E é assim que se dá o ciclo da vida: com as plantas – os vegetais, em geral – produzindo a energia que será compartilhada com todos os seres vivos, incluindo os humanos.

Percebeu a importância fundamental das plantas para a vida no ambiente terrestre? Continue de olhos bem abertos porque tem mais!

Purificadoras do ar, e muito mais

As plantas também têm outro importante papel na natureza: a purificação do ar. Sim! Elas retiram o gás carbônico liberado pela nossa respiração ou pela queima de combustíveis – dos automóveis, aviões e das indústrias, por exemplo – e devolvem para o ar o oxigênio que respiramos.

Parece que temos motivos suficientes para que as plantas recebam de nós a atenção e o cuidado que merecem, não é?

Então está explicado por que a Organização das Nações Unidas, a ONU – uma instituição que reúne quase todos os países do mundo para tratar de assuntos que são do interesse de todos -, declarou 2020 como o Ano Internacional da Saúde das Plantas. O que a ONU pretende com essa declaração é chamar a atenção para os problemas que o planeta vai enfrentar se não protegermos as plantas.

Para pensar

Boa parte das plantas com flores depende da visita de polinizadores, como abelhas e vespas, borboletas e mariposas, aves e morcegos, para se reproduzir. Mas algumas pesquisas vêm demonstrando que as populações desses animais estão reduzindo muito e rapidamente. Um caso muito preocupante é o das abelhas.

Por conta dos agrotóxicos colocados em algumas plantas para evitar o ataque de pragas, as abelhas que se aproximam dessas plantas adoecem, ficam desorientadas, frágeis, e muitas morrem. É preciso, portanto, repensar como controlar as pragas. Afinal de contas, sem polinizadores, muitas plantas deixam de existir, o que reduz a quantidade de alimento no mundo.

Os agrotóxicos também podem chegar aos animais que se alimentam das plantas e podem, ainda, atingir fontes de água. O resultado de tudo isso é o alto risco de problemas de saúde em aves, répteis, anfíbios e em mamíferos, como nós, humanos.

Agrotóxicos usados para afastar pragas das plantas podem prejudicar polinizadores e outros animais.
Foto Zeynel Cebeci/Wikimedia Commons

E as preocupações não param por aí. Imagine que, com a grande movimentação de pessoas entre lugares diferentes do mundo possibilitada pelos aviões e navios, há também uma grande troca de vírus, bactérias, fungos etc. Isso aumenta os riscos de novas doenças infecciosas e pragas que podem afetar a saúde das plantas e a dos demais seres vivos.

A saúde das plantas não parece ter boas perspectivas no horizonte, a não ser que um diálogo global mude o comportamento da humanidade. E esse pensamento pode começar a mudar a partir de agora. Que tal espalhar essa ideia?

Você sabia que, se os consumidores de qualquer nível se reproduzirem mais do que o normal, a pirâmide alimentar entra em desequilíbrio? Que tal discutir com os seus amigos, amigas, professores e professoras as consequências disso?!

Ruy José Válka Alves