Pela saúde das plantas

Levanta a mão quem sabe que 2020 foi declarado o Ano Internacional da Saúde das Plantas! Agora, levanta a mão quem sabe o porquê dessa escolha! Hummm… Será que você levantou a mão? Pelo sim, pelo não, lá vai a resposta: porque as plantas – os vegetais, em geral – são a base da vida terrestre. Para entender melhor essa história, você precisa vir com a gente!

Ilustrações Marcelo Badari

Para começar, vamos dar uma olhadinha nesta pirâmide:

Repare que na base da pirâmide está a representação do verde das plantas. Por quê? Porque as plantas são os produtores primários de energia para todos os demais seres vivos terrestres. Elas alimentam, isto é, transferem energia para os consumidores primários, que alimentam – transferem energia – para os consumidores secundários. O mesmo acontece com os consumidores terciários e os quaternários.

Como a vida é um ciclo sem pausa: os animais, depois de se alimentarem, depositam no solo os resíduos do que consumiram. Se você pensou que esses resíduos são xixi e cocô, acertou! A urina e as fezes dos animais, assim como os restos de seus corpos depois de mortos, serão alimento (energia) para os seres decompositores, que são os fungos e as bactérias. Decompondo os resíduos e a matéria morta, os fungos e as bactérias devolvem nutrientes para o solo. E quem vive fixo no solo? As plantas!

Você sabia que os humanos podem ser consumidores primários, secundários, terciários e quaternários? Pois é verdade. Mas produtores primários, isto é, a base de energia para os demais seres vivos, só as plantas são!

Através da raiz, as plantas absorvem a água e os nutrientes do solo. Essa mistura é chamada seiva e sobe pelo caule até chegar nas folhas. A energia da luz do Sol, por sua vez, também é absorvida pela folha através da clorofila, substância que dá a cor verde das folhas. A clorofila junto com a energia da luz solar transformam a seiva em uma nova substância chamada glicose, que vai se espalhar por todas as partes da planta, fornecendo energia para ela viver e crescer.

Fotossíntese

Quando os animais se alimentam das plantas, eles absorvem parte dessa energia. E, quando outros animais se alimentam dos animais que se alimentaram das plantas, recebem energia também. E é assim que se dá o ciclo da vida: com as plantas – os vegetais, em geral – produzindo a energia que será compartilhada com todos os seres vivos, incluindo os humanos.

Percebeu a importância fundamental das plantas para a vida no ambiente terrestre? Continue de olhos bem abertos porque tem mais!

 

Purificadoras do ar, e muito mais

As plantas também têm outro importante papel na natureza: a purificação do ar. Sim! Elas retiram o gás carbônico liberado pela nossa respiração ou pela queima de combustíveis – dos automóveis, aviões e das indústrias, por exemplo – e devolvem para o ar o oxigênio que respiramos.

Parece que temos motivos suficientes para que as plantas recebam de nós a atenção e o cuidado que merecem, não é?

Então está explicado por que a Organização das Nações Unidas, a ONU – uma instituição que reúne quase todos os países do mundo para tratar de assuntos que são do interesse de todos -, declarou 2020 como o Ano Internacional da Saúde das Plantas. O que a ONU pretende com essa declaração é chamar a atenção para os problemas que o planeta vai enfrentar se não protegermos as plantas.

 

Para pensar

Boa parte das plantas com flores depende da visita de polinizadores, como abelhas e vespas, borboletas e mariposas, aves e morcegos, para se reproduzir. Mas algumas pesquisas vêm demonstrando que as populações desses animais estão reduzindo muito e rapidamente. Um caso muito preocupante é o das abelhas.

Por conta dos agrotóxicos colocados em algumas plantas para evitar o ataque de pragas, as abelhas que se aproximam dessas plantas adoecem, ficam desorientadas, frágeis, e muitas morrem. É preciso, portanto, repensar como controlar as pragas. Afinal de contas, sem polinizadores, muitas plantas deixam de existir, o que reduz a quantidade de alimento no mundo.

Os agrotóxicos também podem chegar aos animais que se alimentam das plantas e podem, ainda, atingir fontes de água. O resultado de tudo isso é o alto risco de problemas de saúde em aves, répteis, anfíbios e em mamíferos, como nós, humanos.

Agrotóxicos usados para afastar pragas das plantas podem prejudicar polinizadores e outros animais.
Foto Zeynel Cebeci/Wikimedia Commons

E as preocupações não param por aí. Imagine que, com a grande movimentação de pessoas entre lugares diferentes do mundo possibilitada pelos aviões e navios, há também uma grande troca de vírus, bactérias, fungos etc. Isso aumenta os riscos de novas doenças infecciosas e pragas que podem afetar a saúde das plantas e a dos demais seres vivos.

A saúde das plantas não parece ter boas perspectivas no horizonte, a não ser que um diálogo global mude o comportamento da humanidade. E esse pensamento pode começar a mudar a partir de agora. Que tal espalhar essa ideia?

Você sabia que, se os consumidores de qualquer nível se reproduzirem mais do que o normal, a pirâmide alimentar entra em desequilíbrio? Que tal discutir com os seus amigos, amigas, professores e professoras as consequências disso?!

Ruy José Válka Alves

Departamento de Botânica
Museu Nacional/UFRJ

Matéria publicada em 17.09.2020

COMENTÁRIOS

  • Thaís

    Meu nome é Thaís, estudo na escola construindo o saber e gostei muito dessa matéria, achei bem interessante esse assunto, ainda mais nesse momento que estamos vivendo, gostei bastante também porque as palavras são de uma linguagem mais fácil, queria que vocês fizessem uma matéria falando sobre a vida humana.

    Publicado em 22 de setembro de 2020 Responder

  • Alessandra R. Guimarães

    Parabéns pela matéria Ruy.
    Excelente material. Muito didático e com uma linguagem científica acessível.

    Publicado em 24 de setembro de 2020 Responder

  • Izabela Maria de Souza

    Olá, meu nome é Izabela Maria De Souza, estudo na escola Construindo o saber e a minha professora se chama Alexandra. Essa notícia faz com que as pessoas possam ter um conhecimento mais amplo das plantas e da importância delas para o meio ambiente. Adorei o assunto,pois fala de algo que é fundamental ,não só pra mim, mas também para o mundo todo. Nesse período que o nosso bioma brasileiro está passando, faz com que a população tenha mais consciência da preservação e que possa mudar os seus hábitos. No próximo assunto gostaria que tivesse informações de como podemos ajudar os biomas brasileiros.

    Publicado em 25 de setembro de 2020 Responder

  • Izabela Maria de Souza

    Prazer, meu nome é Izabela Maria De Souza, estudo na escola Construindo o saber e a minha professora se chama Alexandra. Essa notícia faz com que as pessoas possam ter um conhecimento mais amplo das plantas e da importância delas para o meio ambiente. Adorei o assunto,pois fala de algo que é fundamental ,não só pra mim, mas também para o mundo todo. Nesse período que o nosso bioma brasileiro está passando, faz com que a população tenha mais consciência da preservação e que possa mudar os seus hábitos. No próximo assunto gostaria que tivesse informações de como podemos ajudar os biomas brasileiros.

    Publicado em 25 de setembro de 2020 Responder

  • Kelly Costa de Alcantara

    Ótima matéria. Parabéns pela iniciativa. Vamos divulgar a importância das plantas para a nossa sobrevivência e para o nosso planeta.

    Publicado em 26 de setembro de 2020 Responder

  • Bruna Veloso Filho

    Prof amei o texto , falou tudo 😄

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • Bruna Veloso Filho

    Prof amei o texto , falou tudo 😄 Vamos proteger a naturezal

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • henrique b. t.

    Prof amei o texto,
    😀😃😍😎🥰😘
    Vamos proteger a natureza.

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • henrique b. t.

    meu nome é HENRIQUE GOSTO DA NATUREZA GOSTO DOS ANIMAIS 😁😂😃

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • henrique b. t.

    meu nome é HENRIQUE GOSTO DA NATUREZA GOSTO DOS ANIMAIS 😁😂😃VAMOS PROTEGER a natureza

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • Davi MENDONÇA

    Muito interessante tudo na natureza é importante 🙂VAMOS PROTEGER A NATUREZA

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • PEDRO DO COUTO COTTA

    Agente deve se conscientizar senão o mundo vai acabar

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • Sofia

    Olá, meu nome é Sofia Ferraz da escola construindo o saber. Eu achei muito legal a forma que o artigo interage com o leitor, estrutura dele e até mesmo a linguagem que é mais moderna. O texto faz com que a gente perceba o quanto as plantas e a pirâmide alimentar é importante para o meio ambiente e até mesmo para a gente.

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • Alana Marcelino

    Olá, meu nome é Alana Marcelino, estudo na escola Construindo o saber. Eu gostei , achei interessante e da explicação que foi de um jeito muito claro na minha humilde opinião, a forma deste texto, o jeito escrito, as cores… Esse assunto é algo muito importante, pois muitos não sabem a importância das plantas em nosso planeta e nossas vidas, que infelizmente estão acabando a cada dia que passa, isso é algo muito triste! Pois querendo ou não, as plantas também tem vida igual a nós, seres humanos e sempre vamos precisar delas para viver.

    Publicado em 28 de setembro de 2020 Responder

  • Rafael Gomes

    eu amei o texto
    vamos proteger a natureza

    Publicado em 29 de setembro de 2020 Responder

  • murilo barbosa manca

    eu adorei o texto vamos cuidar da nossa natureza

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • Miguel Ferreira Pinto

    legal, gostei do texto em geral bem informativo e interesante pelomenos pra mim

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • Miguel Ferreira Pinto

    legal, gostei do texto em geral bem informativo e interesante pelomenos pra mim vomos proteger a natureza

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • ICARO RODRIGUES BORGES MOURA

    Amei tudo e aprendi muito!

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • Fábio Rodrigues Filho

    Eu gostei muito do texto aprendi bastante coisa temos que preservar nossas árvores.

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

  • Grace Janeiro Souza

    É muito importante a preservação da natureza, pois é onde os animais vivem, se acabarmos com a natureza eles ficam sem lar. E a purificação do ar é importante para todos os seres vivos.

    Publicado em 2 de outubro de 2020 Responder

  • Misael

    Olá querida revista CHC
    Meu nome é: Misael, e adorei a edição das plantas. Eu sempre soube que sem plantas, sem vida.
    Eu falava isso para meus irmãos (Nathan e Hadassa) sempre duvidaram disso, eu dizia que sem plantas sem ar,
    pois assim respiramos a poluição do ar, e sem plantas não tem comida para os animais vegetarianos e assim eles morrem, já retirando
    as carnes de vacas, porcos, galinhas, etc… depois os predadores morrem, junto com árvores, assim retirando materiais.
    as coisas menores fornecem a vida, a pena é que algumas pessoas não enxergam isso, infelizmente.

    abraços e beijos virtuais a todos que trabalham na CHC.
    Misael C Karagulian
    14/10/2020

    Publicado em 14 de outubro de 2020 Responder

  • Maria Eduarda Dias da Silva

    Bom dia….a natureza é mesmo incrivel coisa de Deus……a fotossintese afla por si só….adorei essa materia……………………

    Publicado em 15 de outubro de 2020 Responder

  • João Gabriel Pedroso Paim

    João Gabriel Pedroso Paim. Escola Camilo Alves – Esteio/RS. Oi, eu su o João, eu e minha familia adoramos plantar🌱 aqui en casa nós temos lavandas, araçá, laranja, pitanga, bergamota, limão e jasmim-manga para atrair os insetos e 🐦🐛🐝🐜🐞🐌🦋…

    Publicado em 21 de outubro de 2020 Responder

  • Kayeny Miriã

    Kayeny miriã teixeira da silva, escola camilo alves, cidade esteio e achei muito interessante e gostei muito

    Publicado em 21 de outubro de 2020 Responder

  • Rafaela matos

    Meu nome é Rafaela Matos estudo na escola c.m.e.b Camilo Alves achei super interessante e gostei muito 😊
    #VAMOSPROTEGERANATUREZA

    Publicado em 21 de outubro de 2020 Responder

  • Nicolas Camilo Alves Esteio

    Muito bom o texto,bem explicativo😀VAMOS PROTEGER A NATUREZA

    Publicado em 22 de outubro de 2020 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Cateretê

Dança tradicional (domínio público)

Bala que se transforma

A ciência costuma dar nomes engraçados para as coisas. Na mistura de água com açúcar, o açúcar é chamado soluto e a água, solvente.