Para lá ou para cá?

Você poderia jurar que a seta estava apontando para o lado direito, mas, como num passe de mágica, ela muda de direção! Que seta maluca é essa? Vamos investigar…

Você vai precisar de:

1 garrafa pet transparente
1 folha de papel
1 canetinha
água

 

Como fazer?

Encha a garrafa pet com água. Pegue a folha de papel e, bem no meio, desenhe uma seta apontando para a direita. Coloque a seta atrás da garrafa e veja o que acontece.

 

 

O que aconteceu?

A seta mudou de sentido! Isso aconteceu porque a luz que passa pela garrafa é desviada. Assim, a ponta da direita aparece no lado esquerdo e o finalzinho da seta aparece do outro lado.

Matéria publicada em 28.12.2019

COMENTÁRIOS

  • Daniel Henrique mendes melo

    Muito legal .e dirvetido

    Publicado em 5 de dezembro de 2020 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Oceanógrafo (a)!

Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!

Transporte de água

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!