Para combater as epidemias: ciência!

Conheça Carlos Chagas, médico e pesquisador mineiro que fez uma grande descoberta científica.

Carlos Ribeiro Justiniano Chagas foi um médico sanitarista brasileiro. Nasceu em Oliveira, Minas Gerais, em 1878, em uma fazenda de café. Quando jovem, estudou em um internato em Itu, São Paulo, de onde foi expulso. Voltou para Minas Gerais e concluiu os estudos em uma escola em São João del Rei. Em 1897, com a ajuda de um tio médico, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou a faculdade de medicina.

Naquela época, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do país e passava por um processo de modernização. Eram muitas as mudanças que afetavam a população mais pobre (que estava sendo excluída). Na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde Chagas estudava, moderno mesmo era estudar ciências como a microbiologia, o estudo de microrganismos como bactérias e vírus. Foi lá que Carlos Chagas conheceu o professor Francisco Fajardo, um dos primeiros a estudar a microbiologia no Brasil, com quem iniciou pesquisas sobre medicina tropical e sobre a doença conhecida como malária. Para concluir o seu curso de médico, Chagas avançou nos estudos sobre a malária no Instituto Soroterápico Federal, mais tarde Instituto Oswaldo Cruz (IOC), tendo sido orientado pelo próprio médico Oswaldo Cruz.

 

Foto Wikipédia

 


roberta

Robertha Triches

Professora do Departamento de História do Colégio Pedro II
Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense

Sou professora de História e adoro falar sobre as personalidades que marcaram o Brasil de outras épocas!

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem foi Tiradentes?

Dentista, comerciante, militar, herói ou revolucionário?

Minitornado no potinho

A imagem de um tornado, ainda que vista na tela da TV, do cinema ou em fotografia, ninguém esquece. E o que você acha de criar um minitornado dentro de um potinho?