Ovo cor de cenoura

Sabia que corantes naturais podem ser extraídos de legumes, verduras e até de grãos? Mas o que podemos tingir? Hummm… Que tal colorirmos alguns ovos?! A hora de experimentar é agora!

Ilustração Mario Bag

Você vai precisar de:

► 1 cenoura grande

► 1 ovo cozido com casca

► Ralador de legumes

► Vinagre branco

► Panela pequena

Como fazer

Primeiro, com a ajuda de um adulto, rale a cenoura. Ainda com a ajuda do adulto, coloque uma xícara de água na panela, acrescente a cenoura ralada e três colheres (de chá) de vinagre. Deixe ferver por cinco minutos, coe e deixe esfriar. Depois, coloque seu ovo cozido dentro da água alaranjada e deixe de um dia para o outro.

 

O que aconteceu?

Seu ovo ficou amarelo por conta do pigmento da cenoura, o carotenóide. Mas a cor só se fixou na casca do ovo com a ajuda do vinagre. Pois é! O vinagre, que tem o nome científico de ácido acético, dissolve parte da casca do ovo, deixando-a mais fraca e fina. Por isso, o corante da cenoura consegue se fixar. Gostou do experimento? Quer tingir ovos com outros corantes naturais? Tente com a beterraba e com o repolho, por exemplo. Depois conta pra gente o que aconteceu!

 

A Redação

Matéria publicada em 11.01.2019

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Vou tentar fazer e com certeza vou me divertir muito!

    Publicado em 16 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?