Oswaldo e as Vacinas

Ele pensava em saúde para todos e entrou para a faculdade de medicina com apenas 14 anos.

 

Esta é a história de um importante médico e cientista brasileiro, Oswaldo Gonçalves Cruz. Ele nasceu em 5 de agosto de 1872, na cidade de São Luís do Paraitinga, em São Paulo. Bem pequeno, aos 5 anos, em 1877, o pequeno Oswaldo, seus pais e irmãos se mudaram para o Rio de Janeiro. Na cidade carioca, ele cresceu, estudou e se formou em medicina, em 1892. E sabe com quantos anos ele entrou para a faculdade? Com apenas 14 anos!

Oswaldo Cruz morou e estudou no Rio de Janeiro, mas foi quando viajou para a França, no final do século 19, que sua vida e suas ideias mudaram muito! Na Europa, ele aprendeu um pouco mais sobre formas de curar graves doenças e epidemias, que é quando essas doenças se espalham.

 


 

Pedro Krause,
Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II,
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sou professor de História e adoro falar sobre as personalidades que marcaram o Brasil de outras épocas!

 

 

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Histórias de uma coisa que todo mundo faz

Você pode estar em casa, na maior tranquilidade, quando bate a vontade. Pode também estar na escola e ficar meio com vergonha de saberem que foi você quem fez. Pode ainda estar na rua e ter de correr para achar um lugar onde possa fazer...

Nariz para fazer som!

Esse conhecimento, que é passado de uma geração para outra, também pode ser compartilhado com pessoas de fora daquele grupo, seja desinteressadamente ou, por exemplo, com o propósito de conservar o ambiente em que vivemos.