Os ratmats e o queijo coalho surpresa

Um simples cubo pode se transformar em uma obra de arte, se roído por ratos superpoderosos!

Um homem chegou à noite em casa depois de passar no mercado. Ele tinha comprado um grande cubo de queijo coalho para assar e comer com a família no dia seguinte.Pretendia deixar o queijo todo cortado nos espetinhos antes de ir se deitar,mas, quando ia começar a cortá-lo, foi chamado para contar uma história para a sua filha dormir. Como acontecia sempre, ele acabou adormecendo com a menina. Resultado: o cubo de queijo passou a noite em cima da tábua na bancada da cozinha.

Foi aí que entraram em cena os ratmats. O são ratmants? São um grupo de 4 ratos especializados em comer “matematicamente”. As mordidas são milimetricamente precisas. Oratmat grandão atacou o cubo e deixou-o furado (Figuras 1 e 2).Depois veio o ratmat médio e comeu mais queijo (Figura 3). Um ratmat um pouco menor abocanhou mais um pouco (Figura 4).Finalmente o ratmat pequenino deu suas mordidinhas (Figura 5).

O homem acordou cedo, e, ao ver o queijo, ficou muito bravo com o trabalho dos ratmats. Percebendo a irritação do pai, a filha falou:

– Mas pai… Ficou tão bonito.

O pai, ainda com raiva, cortou o queijo furado com um corte diagonal. E disse:

– Esses ratos danados! Estragaram o queijo que eu comprei! Deve estar cheio de sujeira aí no meio, quer ver só?

E então ele separou os dois pedaços.Mas, em vez de sujeira, eles viram uma beleza estelar!

Imagens Wikimedia Commons

E a menina disse:

– Uau, pai! Esse queijo a gente não vai poder comer, mas ele é tão lindo que dá vontade de guardar para pendurar na árvore de Natal!

Bem, eu não sei se os ratmats existem de verdade.Mas, com a ajuda de um adulto e com toda segurança, você mesmo pode explorar as surpresas que podem ocorrer ao se cortar um cubo. Experimente com um pedaço de queijo ou com um cubo de batata crua.

Quer saber mais sobre cortes em cubos? Dê uma olhada neste vídeo – está em inglês, mas as imagens valem a pena!


Pedro Roitman,
Instituto de Matemática,
Universidade de Brasília

Sou carioca e nasci no ano do tricampeonato mundial de futebol – para quem é muito jovem, isso aconteceu em 1970, século passado! Enquanto fazia o curso de Física na universidade, fui encantado pela Matemática. Hoje sou professor.

Matéria publicada em 21.01.2019

COMENTÁRIOS

  • ANNA ELISE

    Talvez e faça esse experimento e com certeza vou adorar!

    Publicado em 31 de março de 2019 Responder

    • ANNA ELISE

      Talvez EU….

      Publicado em 31 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

De férias com as baleias

Quando acaba o verão no hemisfério sul, as baleias-jubarte vivem seu grande momento: é tempo de viajar, migrar, nadar muito!

Rios voadores

Não, o título não está errado! Esses rios são reais e podem estar passando agora mesmo por cima da sua cabeça!