O som da natureza

Concentre-se para responder: você ouve o barulho das águas de córregos e cachoeiras, das folhas das árvores quando o vento bate, das aves cantando e de outros animais que se escondem na vegetação – onde estamos? Na floresta, claro! Agora você ouve barulhos de sirenes, buzinas, máquinas furando o chão, vozes de muita gente ao mesmo tempo – Onde estamos? Na cidade? Acertou! A noção de saber onde estamos somente por meio dos sons é criada por um dos nossos sentidos: a audição. O som tem importantes funções não apenas para nós, humanos, mas também para os outros animais, que se comunicam por meio dos sons que emitem. Portanto, ouvir é importante para bicho e para gente!

Ilustração Jaca

Nós, humanos, criamos sons para nos comunicar: pronunciamos palavras, frases, conversamos, cantamos, e fazemos isso em um ou mais idiomas até! Para alguns pesquisadores, essa linguagem tão elaborada, isto é, essa capacidade tão especial de falar (emitir som), ouvir e responder foi o que fez a nossa sociedade evoluir tanto.

Mas, e quando falamos de outros animais – como pássaros, macacos, baleias, sapos, abelhas… –, o que eles querem dizer com os sons que emitem? Essa é exatamente a pergunta que os biólogos que trabalham na área de bioacústica tentam responder. Nem sempre é uma tarefa fácil!

 

Eliziane Garcia de Oliveira,
Programa de Ecologia,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Open chat