O sangue não é só vermelho?

Vermelho, azul, verde, violeta, transparente… Quem diria que o sangue pudesse ter tantas cores ou cor nenhuma?

Certo dia brincávamos de pega-pega na casa do vizinho. Naquele corre-corre, tropecei e ralei o joelho no chão. Ai, como doeu! Do machucado, saía…SANGUE! Mais tarde, já em casa e com curativo, pensei: por que o nosso sangue é vermelho? Será que algum animal tem sangue de outra cor? Se você já se fez essas perguntas, chegou a hora de descobrir a resposta!

O sangue transporta nutrientes, células de defesa, e outras substâncias importantes para o corpo. O oxigênio que respiramos é uma delas,essencial para que nossas células produzam energia. No sangue, o oxigênio viaja dentro de um tipo especial de célula, as hemácias, também chamadas, por causa da cor, de glóbulos vermelhos. Quem dá cor às hemácias – e, portanto, ao sangue – é a hemoglobina, que tem ferro, e é com ela que o oxigênio pega carona dentro das hemácias.

298 bicho1
O sangue de humanos e muitos outros animais é vermelho por causa da hemoglobina, substância que se liga ao oxigênio dentro das hemácias – as células achatadas na imagem.
Foto Pixabay

Mas, ao contrário do nosso sangue, o sangue das aranhas, crustáceos, e alguns moluscos (grupo das lulas, polvos e caramujos), não tem hemoglobina, mas outra substância: a hemocianina. No lugar do ferro da hemoglobina, a hemocianina tem outro elemento, o cobre. E isso faz toda a diferença, porque em contato com o oxigênio, a hemocianina deixa o sangue desses bichos azul!

Um poliqueto, animal marinho do mesmo grupo das minhocas, com corpo transparente, sendo possível ver seu sangue verde lá dentro
Foto Flickr (CC BY-NC-SA 2.0).
O peixe-gelo, também conhecido como peixe-gelo-crocodilo, tem sangue transparente.
Foto Wikipedia

E que tal sangue violeta? Ele está presente em alguns animais marinhos esquisitos até no nome: sipúnculas, priapúlidas e braquiópodes. Neles, quem carrega o oxigênio é a hemeritrina. Para completar, tem o sangue verde, encontrado em muitas espécies de poliquetos, “primos” das minhocas. Ele é dessa cor, porque contém clorocruorina. Tanto a clorocruorina quanto a hemeritrina contêm ferro, mas a composição química é diferente da nossa hemoglobina, e por isso o sangue com uma dessas duas proteínas não fica vermelho.

Alguns pequenos lagartos da Ásia também têm sangue verde, mas não pela presença de clorocruorina. O sangue deles têm hemoglobina como o nosso, mas têm também uma alta concentração de biliverdina, substância tóxica para a maioria dos bichos, só que não para esses répteis.

Sangue transparente também existe? Sim! O sangue do peixe-gelo, que vive na costa da Antártida, não tem cor, porque o oxigênio circula por ele sem pegar carona com nenhuma substância. E existem ainda animais sem sangue, nos quais o oxigênio entra da água ou do ar direto nas células, como é o caso das esponjas-marinhas, corais, águas-vivas, estrelas-do-mar e ‘vermes’, como planárias, solitárias e lombrigas.

Como deu para ver, a variedade de tipos de sangue é grande entre os bichos. Esse é só mais um pequeno exemplo de quão rico e fantástico é o mundo animal!

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Biologia Animal
Universidade Federal de Viçosa

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse especial em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 06.05.2019