…O que é uma Superterra? …Por que o queijo é fedorento? …Se só os negros foram escravizados?

…o que é uma Superterra?

Para começar, que tal pegarmos como exemplo o nosso Sistema Solar? Nele existem dois tipos de planetas: os terrestres (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e os gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Superterra é o nome dado a um planeta que seja maior do que o maior planeta terrestre de nosso Sistema solar (ou seja, Marte) e, ao mesmo tempo, menor que o menor dos gigantes gasosos (ou seja, Netuno).

…por que o queijo é fedorento?

Na verdade, não existe queijo fedorento, e sim com cheiro, digamos, diferente. Cada tipo de queijo tem seu cheiro próprio. Isso depende do leite usado na fabricação (se de vaca, ovelha, cabra, búfala). Depende também se o leite usado veio direto do animal ou se veio da indústria. Depende ainda do modo de fazer.

…se só os negros foram escravizados?

A resposta é não. A escravidão faz parte da História de vários povos desde a Idade Antiga, ou seja, há cerca de seis mil anos.

 

 

Josena Lima,
Instituto de História,
Universidade Federal Fluminense.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

A cidade secreta dos cupins

Cientistas descobrem cupinzeiros gigantes no nordeste brasileiro

O bravo nadador que virou história de pescador

Ele tem um hábito curioso: sobe o rio nadando contra a correnteza. Costumava ser comum em São Paulo, mas nunca mais foi visto por lá. Parece que já anda sumido também de outras regiões do Brasil, virando história de pescador... Quem será ele?