O mistério do saco furado

O saco d’água furado que não vaza!

Você fura um saco plástico cheinho de água e… a água não vaza! Quer saber como isso acontece? Então, mão na massa!

Ilustração Marcelo Badari

Você vai precisar de:

► saco plástico com fecho (chamado lacre hermético);

► água;

► lápis;

Mãos à obra!

Encha o saco plástico com água e lacre bem. Segure o saco com uma das mãos e, com a outra, enfie a ponta do lápis no plástico. Empurre o lápis até atravessar as duas paredes do saco plástico, conforme a figura. Quer ir além?! Use outros lápis para atravessar o saco plástico com água. Como é que pode a água não vazar?!?!

 

O que aconteceu?

O plástico é, na verdade, uma espécie de “macarronada” de umas moléculas muito compridas chamadas polímeros. Quando você perfura o saco, a ponta do lápis vai separando os polímeros (os fios da tal “macarronada”, que também são flexíveis), abrindo um buraco que se aperta ao redor do lápis e não deixa a água sair. Mas… Se você tira o lápis, os polímeros não conseguem voltar à posição original e vai água para todo lado!

 

A Redação.

Matéria publicada em 27.05.2019

COMENTÁRIOS

  • Isabela❤

    Vou fazer com certeza!

    Publicado em 13 de setembro de 2020 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?