O mar não está pra peixe, está pra plástico!

Você deve estar achando o título deste texto bem esquisito. Por isso, é bom irmos direto ao ponto: num futuro próximo, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Consegue imaginar como é grave essa situação?  

Ilustração Jaca

Se continuarmos fabricando e consumindo (comprando itens) plásticos como hoje, até 2025 os oceanos estarão três vezes mais poluídos, e até 2050 haverá mais plástico do que peixes. Quem diz isso? Os cientistas!

O plástico é o maior problema ambiental deste século. E como vamos resolver esse problema, se o plástico também é tão útil em nosso dia a dia? Ele é utilizado, por exemplo, na fabricação de brinquedos e eletrodomésticos. Além disso, está presente nas embalagens de alimentos, bebidas, produtos de limpeza, de higiene pessoal… Quase tudo pode ser feito com plástico! Mas o que se faz com o plástico depois que ele deixa de ser útil? Boa pergunta…

 

Jean Carlos Miranda, Nicole Brand Ederli e Igor David da Costa
Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra
Universidade Federal Fluminense

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?