O calor das plantas

Imagine que é inverno e está um frio danado. O que você faz? Busca se esquentar, certo? Coloca casacos, calças e outras peças de roupas que deixem seu corpo aquecido. Também pode começar a pular, correr e a fazer exercícios. Quem sabe você tenha até um aquecedor, para deixar o ambiente quentinho e agradável. Bem, se você fosse uma planta, não precisaria de nada disso. As plantas são capazes de regular a própria temperatura e de se protegerem do frio intenso – ou do calor também. Curioso, não?

Ilustração Jaca

Essa habilidade das plantas não foi descoberta há muito tempo pelos cientistas. Eles já sabiam que animais como mamíferos e aves, por exemplo, podiam regular suas próprias temperaturas.  Mas, sobre as plantas, foi uma novidade. Nelas, o objetivo dessa regulação de temperatura (ou termorregulação) é aumentar o calor das flores para oferecer conforto aos insetos polinizadores e estimular a atividade deles, que é essencial para a continuidade das plantas! Afinal, como as plantas estão fixas no solo, são esses insetos (e outros polinizadores naturais, como o vento e a água) que vão transportar o pólen e ajudar na reprodução de diversas espécies vegetais.

 

 

Ruy J. V. Alves
Departamento de Botânica
Museu Nacional
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O engenheiro da lama

Um mergulho no manguezal pode revelar muitas curiosidades sobre o caranguejo-uçá!

Fora da Terra

Em uma viagem fora da Terra, podemos descobrir como os satélites nos ajudam a perceber mudanças e medir a superfície do planeta.

Open chat