Nos túneis de Cu Chi

No Vietnã, esconderijo de guerra pode ser visitado por turistas


Saída secreta de um túnel subterrâneo.
Foto cedida pela autora

 

Já se imaginou andando numa floresta e, de repente, tcharan!, surge alguém na sua frente? Parece mágica, não é? Mas… e se eu te disser que isso acontecia de verdade em um país da Ásia chamado Vietnã? Construir túneis subterrâneos com saídas em meio à floresta foi uma estratégia de guerra do povo daquele país. Hoje, não há mais guerra por lá e as pessoas podem visitar e até entrar nesses os túneis! Vamos entender melhor essa história?

Os túneis de Cu Chi fazem parte de uma rede de túneis subterrâneos que tem mais de 200 quilômetros de extensão! Eles foram construídos, em meio a diversos conflitos que ocorreram na região, para as pessoas se abrigarem debaixo da terra.

Assim como o Brasil foi colonizado pelos portugueses, o Vietnã também foi dominado por outras potências – como China, Japão e França – durante anos e anos da sua história. A primeira parte dessa rede de túneis foi construída durante a guerra pela independência, de 1946 a 1954. Mas essa não foi a única guerra em que os túneis serviram de esconderijo.

 

Laura Chaloub

Especial para a Ciência Hoje das Crianças

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Oceanógrafo (a)!

Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!

Transporte de água

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!