Nos túneis de Cu Chi

No Vietnã, esconderijo de guerra pode ser visitado por turistas


Saída secreta de um túnel subterrâneo.
Foto cedida pela autora

 

Já se imaginou andando numa floresta e, de repente, tcharan!, surge alguém na sua frente? Parece mágica, não é? Mas… e se eu te disser que isso acontecia de verdade em um país da Ásia chamado Vietnã? Construir túneis subterrâneos com saídas em meio à floresta foi uma estratégia de guerra do povo daquele país. Hoje, não há mais guerra por lá e as pessoas podem visitar e até entrar nesses os túneis! Vamos entender melhor essa história?

Os túneis de Cu Chi fazem parte de uma rede de túneis subterrâneos que tem mais de 200 quilômetros de extensão! Eles foram construídos, em meio a diversos conflitos que ocorreram na região, para as pessoas se abrigarem debaixo da terra.

Assim como o Brasil foi colonizado pelos portugueses, o Vietnã também foi dominado por outras potências – como China, Japão e França – durante anos e anos da sua história. A primeira parte dessa rede de túneis foi construída durante a guerra pela independência, de 1946 a 1954. Mas essa não foi a única guerra em que os túneis serviram de esconderijo.

 

Laura Chaloub

Especial para a Ciência Hoje das Crianças

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.