No norte do país em forma de bota!

A cidade de Turim pode ser o pontapé inicial para uma bela viagem pela Itália.


Mole Antonelliana: atual sede do Museu Nacional do Cinema
Foto Leonardo Pires/Wikimedia Commons

 

Turim, capital da região do Piemonte, é a quarta maior cidade italiana, depois de Roma, Milão e Nápoles. Foi fundada por volta do século 3, ou seja, entre 1.800 e 1.900 anos atrás. Claro que ela é cheia de histórias! Seu nome tem origem no povo que habitava a região muito tempo antes da fundação da cidade, os taurini. No século 1, a região foi invadida pelos romanos e transformada em colônia desse império.

Turim ficava (ainda fica!) perto dos caminhos que levavam ao interior da Gália, onde hoje está a França. Bastava seguir as passagens entre as montanhas dos Alpes. Por essa importância territorial estratégica, os romanos a transformaram em uma fortaleza. Ainda hoje podemos ver um pedaço da muralha que protegia a cidade, que é atravessada pelo rio Pó, alimentado com água que descongela e desce das montanhas dos Alpes.

 

Humberto Ribeiro Bizzo
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Nandaia

Siriri/Dança tradicional (domínio público)

Microrganismos soltam pum?

Microrganismos são seres microscópicos que vivem em todos os lugares do nosso planeta. São tão pequenos que nós não conseguimos enxergá-los. Mas que tal um experimento para observar esses microrganismos se alimentando e, como dizer?..., soltando pum?!