Na Ilha do Amor

São Luís, que fica no estado do Maranhão, nordeste do Brasil, também é conhecida como a Atenas Brasileira, Cidade dos Azulejos e Jamaica Brasileira.


No Centro Histórico, é possível encontrar produtos típicos de São Luiz, muito artesanato, tudo bem colorido!
Foto Josena Nascimento Lima Ribeiro

 

São Luís do Mará! Mará de Maranhão, capital do estado”. Quem é maranhense conhece essa expressão. Apesar de existirem muitos apelidos que falem da cidade, os seus moradores a chamam simplesmente por Ilha do Amor. Com muitos pontos turísticos, rica cultura popular e passeios naturais, a capital maranhense acabou ficando conhecida pelos seus belos e românticos cenários. Fundada no século 17 por portugueses, o território da ilha foi invadido por franceses e holandeses que acreditavam que o local era a entrada para as riquezas da região do rio Amazonas. Na época, a única construção da cidade era o Forte de São Luís, nomeado pelos franceses em homenagem ao monarca Luís 9, o rei santo. Porém, para deixar na memória e na eternidade a expulsão dos franceses na Batalha de Guaxenduba, em 1615, os portugueses decidiram que o nome continuaria o mesmo.

 

Josena Nascimento Lima Ribeiro
Instituto de História
Universidade Federal Fluminense

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Cateretê

Dança tradicional (domínio público)

Bala que se transforma

A ciência costuma dar nomes engraçados para as coisas. Na mistura de água com açúcar, o açúcar é chamado soluto e a água, solvente.